Parque tecnológico de Joinville celebra novas parcerias
Oito novas empresas celebraram nesta segunda-feira (24) parceria com o Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região (Inovaparq), entre convênios técnico-científicos e contratos de instalação. As assinaturas dos convênios ocorreram na Reitoria da Univille, com a presença do secretário municipal de Integração e Desenvolvimento Econômico, Jalmei José Duarte, da reitora da Univille, Sandra Furlan, e dos representantes das instituições de ensino superior parceiras do parque, Udesc, UFSC e Instituto Católico de Santa Catarina. Com os novos convênios, dobra o número de empresas parceiras do Inovaparq.
Três empresas firmaram convênio técnico-científico, a metalmecânica Furgões Joinville, a EUAX e a Informant, ambas da área de tecnologia da informação.
Durante a cerimônia, a reitora disse que a expectativa no momento é pela liberação dos recursos do governo estadual para a construção de um prédio do Inova@SC no parque tecnológico de Joinville, um dos dez centros de inovação anunciados pelo governador em abril. O investimento é de R$ 5 milhões. A licitação deve sair no início do segundo semestre deste ano.
O secretário Jalmei Duarte reafirmou no encontro a disposição do governo municipal de apoiar as iniciativas de inovação locais como meio de promover o desenvolvimento e o crescimento da cidade. “Santa Catarina está em um ótimo momento econômico, com grandes oportunidades surgindo e bons ventos para a região nos próximos 10 a 15 anos”. A Univille é uma das entidades que integram o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação de Joinville.
As novas empresas
Real Face (Tecnologia da Informação e Comunicação/TIC)
Desenvolveu o software WE (World Eyes), de reconhecimento facial, uma tecnologia inovadora em segurança pública e privada, capaz de capturar a face do cliente com precisão e rapidez.
Furgões Joinville (metalmecânica) convênio técnico-científico
Marca própria de furgões para sobrechassis e semirreboques criada há 25 anos pelo engenheiro mecânico Udo Skowasch. Atua no mercado de manutenção e comercialização de equipamentos rodoviários e tem fábrica em Joinville e Garuva.
CRXMC (design/materiais)
Especializada em desenvolvimento de projetos de parques tecnológicos, condomínios industriais e centros logísticos, fornecendo assessoria e consultoria jurídica e ambiental.
EUAX (TIC) convênio técnico-científico
Maior empresa de consultoria em gestão de projetos e processos do sul do Brasil
Conta Azul (TIC)
Criada em 2010, é uma startup catarinense localizada em Joinville que fornece um software de gestão online destinado a micro e pequenas empresas. Mais de 10.000 empresas já utilizaram o sistema.
Curupira (meio ambiente/TIC)
Desenvolve atividades que recuperam e protegem áreas degradadas. Fornece soluções para compensação de emissão de gases de efeito estufa.
Neoyama (TIC)
Fornece a indústrias soluções tecnológicas para a automação de máquinas e equipamentos e é hoje uma das principais marcas do País no segmento. A sede física da empresa está instalada em Joinville.
Informant (TIC) convênio técnico-científico
Empresa de Joinville especializada em desenvolvimento e criação de produtos de software web, mobile e embarcado. Atua há seis anos no mercado.
O Parque Tecnológico
O Inovaparq começou a ser instalado no campus da Univille em agosto de 2010, com a inauguração da a Incubadora de Base Tecnológica (IBT) e a área administrativa, primeira etapa do projeto. O parque tecnológico de Joinville, o primeiro do País com gestão compartilhada entre instituições de ensino superior, é uma parceria entre UFSC, Udesc, Univille e Instituto Católico de Santa Catarina. Atualmente, o parque tem oito empresas instaladas, sendo seis na incubadora tecnológica.
Em 2013, o governador do Estado, Raimundo Colombo, lançou o projeto da “Rede Catarinense de Inovação”, que prevê a construção de dez centros de inovação no Estado, entre eles o de Joinville, que será instalado no Inovaparq, em terreno de 8 mil metros quadrados e investimento de R$ 5 milhões. As obras devem começar no segundo semestre e devem ser concluídas em 18 meses.
Texto: Adriana Zoch/Assessoria de Imprensa/Univille