Coletivo Kurima realiza reflexões sobre o 13 de maio

Coletivo Kurima debate encaminhamentos para estudantes negros da UFSC – foto Wagner Behr/ Agecom/UFSC
O Coletivo Kurima – Estudantes Negros e Negras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoveu o evento “II Reflexões Sobre 13 de Maio – Da abolição à Permanência de Estudantes Negros nas Universidades Federais: Em busca de Novas Políticas na UFSC, para Novas Perspectivas Estudantis”, na manhã desta segunda-feira, 13 de maio. No evento foram discutidos temas como a situação, as condições e papeis dos estudantes negros dentro da universidade e fora dela, e a valorização da diversidade étnico-cultural na UFSC. Correlacionados a esses temas, encaminhamentos foram propostos e discutidos: a formação dos professores, técnico-administrativos e estudantes; a avaliação do currículo em todos os cursos; a revitalização das Ações Afirmativas; a inclusão de obras literárias, de autores negros, que enfoquem o assunto étnico-racial, na lista de livros para o vestibular, em todos os anos.
Na discussão estiveram presentes, a vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco, a pró-reitora adjunta da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) Simone Machado, o secretário adjunto de relações internacionais da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) André Ramos, o professor do Curso de Arquitetura, atual vereador, Lino Fernando Bragança Peres, os integrantes do Coletivo e alunos da UFSC e do Colégio Aplicação.
Apresentações artísticas feitas por estudantes da UFSC e integrantes do Coletivo Kurima abriram e encerraram o encontro.
O Coletivo Kurima – Estudantes Negros e Negras da UFSC
O Coletivo Kurima é formado por estudantes negros e negras da UFSC, contando também com a participação e contribuição de outros grupos. Seus integrantes de reuniram por sentirem a necessidade comum de abordar temas relacionados ao negro no Brasil e em diáspora, na universidade e em contextos que afetam nossa vida cotidiana. A primeira reunião do Coletivo aconteceu em 13 de maio de 2011, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas, quando ainda se chamava “Conversando Sobre Psicologia e Relações Raciais”.
O Kurima promove e incentiva ações que estimulem a igualdade racial dentro do meio acadêmico, atuando com a comunidade universitária e com as comunidades do município por meio de projetos de extensão.
O Coletivo busca fortalecer seu corpo de conhecimentos sociopolíticos, psicológicos, históricos, culturais, artísticos etc. e atuar por meio destes, valorizando e afirmando suas origens, estimulando e fortalecendo a consciência negra e rejeitando quaisquer formas de preconceito e discriminação.
Mais Informações:
Membro do Coletivo Kurima de Estudantes Negros e Negras da UFSC
Roberta Lira (Artes Cênicas) – (48) 9914-2493
Anaíra Sarmento/ Estagiária de Jornalismo na Agecom/ UFSC
Fotos: Wagner Behr/ Agecom/ UFSC