UFSC Curitibanos organiza evento para prestar contas para a comunidade

28/09/2012 16:34

Para o diretor do campus, Julian Borba, evento é uma forma de prestar contas para a comunidade que se mobilizou para levar a UFSC para a região

O Campus Curitibanos da UFSC promoveu na última quarta-feira, 26 de setembro, um evento inédito de integração com a sociedade local, a “Primeira Reunião UFSC-Campus Curitibanos e a Comunidade”. Com exposição de trabalhos, apresentação de pesquisas em andamento, o evento teve por objetivo fazer um balanço para a comunidade dos três anos de trabalho da UFSC na região. “Sabemos que a implantação da UFSC na cidade é fruto de uma grande mobilização local. Este evento é uma forma de prestar contas para a sociedade que nos trouxe aqui”, explicou o diretor do Campus, Julian Borba na abertura do evento.

A chegada da UFSC na região foi contada pela diretora acadêmica, professora Sônia Corina Hess. “É uma história que mostra como é possível uma comunidade se mobilizar para trazer algo que ela considera essencial para o seu desenvolvimento”, explicou. As aulas começaram no segundo semestre de 2009 em salas emprestadas pela Universidade do Contestado. O prédio do campus ficou pronto para as aulas do semestre 2010-1, mas ainda não havia estrada de acesso. Falta de professores também foi um problema ao longo desse período. Hoje a equipe é formada por 29 professores efetivos, seis temporários e 21 STAs. Atualmente 536 alunos estão matriculados nas quatro graduações.

“Em uma pesquisa feita na região sobre quais graduações a população mais desejava em Curitibanos, o curso de Veterinária perdeu apenas para o de Medicina. É gratificante saber que a UFSC está oferecendo algo que a comunidade queria”, destacou o coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Valério Marques Portela. Juntamente com os coordenadores dos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia, o professor apresentou os projetos pedagógicos do curso, as atividades de pesquisa, de extensão e também os campos de atuação profissional. Em comum, todos destacaram a grande ligação de cada curso com a realidade local.

A iniciativa de abrir diálogo com a comunidade foi bem recebida pelo público participante. No debate, representantes das diversas entidades se colocaram à disposição para parcerias com a universidade, e também apresentaram demandas de novos cursos de graduação, relataram problemas vivenciados pela

No intervalo, os participantes puderam ouvir a apresentação do Coral UFSC Curitibanos

população da região, como por exemplo alto índice de uso de agrotóxicos, e sugeriram temas para pesquisa e projetos de extensão.

Além da comunidade da UFSC, participaram do evento representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, da Secretaria de Educação, de Saúde e da Prefeitura do Município de São Cristóvão, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curitibanos, da Comissão Pró-Campus, da Universidade do Contestado, da Câmara de Vereadores de Curitibanos, da Epagri, do Instituto José Gomes, da Secretaria de Educação de Curitibanos, da Copercampos, além de representantes da Pós-Graduação e da Administração Central da UFSC. No intervalo, os participantes puderam ouvir uma apresentação do Coral UFSC Curitibanos.

Mais informações:  http://curitibanos.ufsc.br

Laura Tuyama / Jornalista da Agecom / UFSC
laura.tuyama@ufsc.br

Fotos: Henrique Almeida / Agecom / UFSC
henrique.almeida@ufsc.br
Assista ao vídeo institucional de comemoração dos três anos do Campus Curitibanos, produzido pela TV UFSC/Agecom:

Assista reportagem produzida pela TV UFSC sobre a reunião no Campus Curitibanos/UFSC:

Tags: comunidadeUFSC Curitibanos