Secretário da Sinter discute convênios na “Japan Education Fair”
O secretário de Relações Internacionais (Sinter), Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, participou recentemente da “Japan Education Fair”, seminário promovido no Rio de Janeiro pela COPPE/UFRJ e Consulado do Japão, onde foi apresentar a política de intercâmbio estudantil visando futuros convênios. O evento foi em inglês, mas mesmo assim lotou o auditório da UFRJ de estudantes interessados em estagiar em universidades japonesas.
Além da presença do Reitor da UFRJ e do Cônsul do Japão no RJ, havia representantes de dez das melhores universidades japonesas, oito públicas e duas privadas, a maioria com destaques como patentes e ganhadores de Prêmio Nobel. “Todas essas instituições oferecem alguns cursos de graduação e pós-graduação em inglês, o que viabilizará a candidatura de maior número de alunos ao ‘Sem Fronteiras’ no Japão”, avalia Pinheiro Machado, que conversou com cada representante de universidade, abrindo a possibilidade de convênio. Segundo ele, os estudantes da UFSC também poderão se candidatar a bolsas para o Japão quando houver edital para esse país.
O Programa Ciência sem Fronteiras prevê mais de 100 mil bolsas completas (passagens, pagamento de taxas e bolsa) para estudantes brasileiros estudarem no exterior, nos níveis de graduação, pós-graduação e pós-doutorado.
Na graduação, até agora já foram contemplados aproximadamente 200 estudantes da UFSC, de 907 inscritos. A principal limitação dos alunos brasileiros para serem contemplados, observa o secretário da Sinter, é o conhecimento de língua estrangeira, em particular o inglês. Para tanto, em breve a UFSC estará, dentro do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF), abrindo a possibilidade para quase 4 mil alunos estudarem gratuitamente.
“O Ciência Sem Fronteiras é uma extraordinária oportunidade para os estudantes se aperfeiçoarem com experiências internacionais, e a atual gestão estará envidando sérios esforços para viabilizar a maior participação possível de alunos da universidade, e de todos os campi”, acrescenta Pinheiro Machado. Informações: (48)3721-8739.