Fam 2012 encerra com documentário sobre o surf na formação da identidade cultural de Floripa

22/06/2012 08:54

Cena do filme Pegadas Salgadas

O Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, certamente estará lotado no encerramento do 16º Florianópolis Audiovisual – FAM 2012 nesta sexta, 22, com a cerimônia de premiação e a exibição de dois longas-metragens: Bonsái, de Cristián Jiménez, às 18h e a estreia nacional, às 21h, do documentário Pegadas Salgadas, de Luciano Burin, de Santa Catarina, sobre o papel do surf na formação da identidade cultural de Florianópolis.

Após a sessão seguida às 20h da premiação das mostras Curtas Mercosul, Infanto-Juvenil, Catarinense e DOC FAM e entrega do troféu Panvision aos vencedores, assim como o anúncio dos vencedores do 7º Prêmio Funcine de Produção Audiovisual Armando Carreirão. A noite encerra com a exibição de Pegadas Salgadas, às 21h.

Bonsái (2011, 85´) é uma coprodução Chile, Argentina, Portugal e França. O diretor Jiménez, também autor do roteiro, baseado no livro de mesmo nome do reconhecido

Cena do filme Bónsai

autor chileno Alejandro Zambra, participou da Residência Cinéfondation do Festival de Cannes 2010, programa que apoia a criação cinematográfica mundial e prepara uma nova geração de cineastas. O filme foi exibido na mostra “Un Certain Regard”, de Cannes 2011 e foi seleção oficial do San Sebastián International Film Festival (País Basco) e Festival do Rio em 2011. No Festival de Havana (Cuba) de 2011, foi eleito como melhor pela crítica internacional. Em 2012, ganhou os prêmios Melhor Filme e Melhor Roteiro do Festival Internacional de Miami.

Seu longa anterior, Las ilusiones ópticas, esteve na edição de 2010 do FAM. Agora, o filme tem um enredo tortuoso que mistura mentira, amores e literatura. Julio encontra Gazmuri, um velho escritor que admira, que está à procura de um assistente para datilografar seu último livro. O escritor, no entanto, não contrata Júlio para o trabalho. Ele decide então escrever um manuscrito, como se fosse o original do escritor, e tenta com isso impressionar sua amante Blanca.

A história falsa é inspirada num amor antigo de Julio, com Emilia, oito anos antes no sul do Chile. A farsa dá certo, até surgir um bonsai que pode separá-los. O elenco tem Diego Noguera, Nathalia Galgani, Gabriela Arancibia e Hugo Medina.

 O Surf na alma de Florianópolis

Pegadas Salgadas, do jornalista carioca Luciano Burin, começou como um projeto de média-metragem, ganhador do Edital Catarinense de Cinema/Fundação Catarinense de Cultura de 2009. Acabou se transformando num esperado documentário digital de longa-metragem, com 76’, que registra a marca deixada pelo surf na identidade cultural de Florianópolis.

O documentário entrevista 25 personagens emblemáticos da cultura do surf e de atividades econômicas relacionadas ao esporte na cidade, como os pioneiros Zeno Brito, Xandi Fontes,o carioca Fernando Moniz, o fotógrafo Flavio Vidigal, o surf repórter Rochinha, os surfistas profissionais Teco Padaratz, Fábio Gouveia, Guga Arruda, Jaqueline Silva e o shaper Avelino Bastos.

Mas não se trata apenas de um filme focado em imagens aquáticas espetaculares dos surfistas e da natureza em praias referências mundiais do esporte, como Mole e Joaquina, na fotografia de Antonio Zanella e Rafael Ribeiro. Entra em temas significativos para Florianópolis, como a preservação do meio ambiente, os conflitos de identidade cultural gerados pela rápida imigração, o crescimento desordenado da cidade e os reflexos disso na prática do surf na região, assim como a influência do esporte no turismo da Ilha de Santa Catarina.

O filme só foi exibido no Surf At Lisbon Film Fest, em Lisboa, Portugal, em 17 de junho. No FAM será a primeira sessão nacional, com a presença da equipe e de personagens.

O surfista e shaper Fernando Moniz “Marreco”, que viu uma sessão fechada antes da finalização, considerou o filme como o “primeiro documento oficial com testemunho da história do surf em Florianópolis e Santa Catarina, já que a ilha é e sempre será uma das maiores referências do surf no Brasil”.

Pegadas Salgadas nos faz viajar no tempo e proporciona conhecer um pouco mais como tudo começou aqui do outro lado das pontes. Principalmente quando vai na essência dos fatos, nos sentimentos de cada personagem retratado e nas transformações que a cidade de Florianópolis sofreu nessas últimas décadas”, disse Maurio Borges, surf repórter e promotor de eventos.

Luciano Burin, que assina direção, roteiro, produção, montagem e edição do filme é autor do blog Surf & Cult e escreve para revistas e sites especializados em surf.

Produziu filmes autorais experimentais como o documentário “Indelével” (2004) e o videoclipe “Redoma” (2009). Sua primeira experiência oficial como diretor foi no documentário “Roots Time – Reciclando uma Prancha” (2010), ao lado de Felipe Siebert.

Trailer e mais informações do filme em http://www.scult.tv

Fonte: Assessoria de imprensa do FAM

Mais informações sobre o FAM:

Blog: www.audiovisualmercosul.blogspot.com
Email: imprensa.fam@gmail.com Associação Cultural Panvision

Tags: FAM 2012UFSC