Professor tem trabalho na área de soldagem reconhecido pela Finep

13/12/2011 11:45

O professor Jair Carlos Dutra, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistou o título de “Inventor Inovador” na etapa regional do Prêmio Finep de Inovação 2011. Este ano cerca de 350 pessoas ou instituições se inscreveram em cinco categorias: Micro e Pequena Empresa, Média Empresa, Instituição Científica e Tecnológica, Tecnologia Social e Inventor Inovador. O vencedor nacional na categoria Inventor Inovador é Vladimir Jesus Trava Airoldi, doutor em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e pós-doutor no Jet Propulsion Laboratory da Nasa (veja os outros finalistas da etapa nacional).

Jair Carlos Dutra é doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC e desenvolveu diversos processos e equipamentos inovadores na área de soldagem (iniciativas já reconhecidas com inúmeros outros prêmios). Um destes equipamentos de soldagem (o processo de união permanente de peças usadas na indústria) utiliza moderna concepção eletrônica, tanto de controle como de potência. Entre suas vantagens está a possibilidade de passar por atualizações no software de controle. O aparato é um dos trabalhos que contribuíram para que o professor conquistasse, em etapa regional, a primeira colocação na categoria que premia ações inovadoras no prêmio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Dutra é graduado pela UFSC, instituição em que também prestou mestrado e doutorado direcionados ao campo de processos de soldagem. No doutorado, desenvolvido em cooperação com a Universidade Técnica de Aachen (Alemanha), o enfoque foi dado ao Arco Voltaico – modalidade técnica da soldagem. Segundo o professor, a tese focou principalmente a aquisição de dados, instrumentação e controle de processos.

As linhas de pesquisas em que atua são automatização, sistemas orbitais e sensoreamento em soldagem com desenvolvimento de procedimentos; deposição de revestimentos duros; desenvolvimento de novas versões de processos de soldagem a arco e de procedimentos especiais para metais e ligas não convencionais; sistemas de controle, simulação e desenvolvimento de dispositivos de automação; soldagem de revestimentos; tecnologia da informação, aplicada na automação, processos de soldagem e educação.

O Labsolda
Professor titular da UFSC, Jair Carlos Dutra é supervisor do Laboratório de Soldagem e Mecatrônica (Labsolda), setor que é referência em sua área. O laboratório foi criado em 1973, após um convênio de cooperação entre o hoje designado “Forschungszentrum” de Jüllich, da Alemanha, e o CNPq.

O trabalho “Soldagem: automação e desenvolvimento industrial”, desenvolvido junto ao laboratório e coordenado pelo professor Jair Carlos Dutra foi homenageado no Prêmio Talentos Fapeu de Divulgação Científica. Ezequiel Gonçalves, participante do projeto do laboratório, recebeu menção honrosa durante a premiação, na tarde do dia 4 de dezembro

Mais informações: (48) 3721-9471 / jdutra@labsolda.ufsc.br

Por Gabriele Duarte / Bolsista de Jornalismo na Agecom

 

Tags: Jair Carlos DutraPesquisador InovadorPrêmio Finep de Inovação