Documentário Aplausos valoriza trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

28/11/2011 15:44

Em 10 minutos trabalho valoriza gestos e olhares de pessoas especiais

“Um audiovisual com um olhar sensível sobre pessoas especiais”. Essa é a descrição encontrada na capa do documentário Aplausos, de Zeca Pires, sobre a APAE de Florianópolis, lançado nesta segunda-feira, dia 28 de novembro, às 14h30min, no teatro da UFSC. Na cerimônia o público ouviu canções do grupo de canto Vozes da Ilha e acompanhou apresentações do grupo de Contadores de Histórias, todos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI).

Durante o lançamento a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais homenageou o diretor do filme, Zeca Pires; os captadores de imagem e editores, Gustavo Remor Moritz e Andersson de Brito Vicente; e o autor da música “Meu aplauso”, Júlio Cruz.

De acordo com a responsável pelo cine debate do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), professora Mônica Joesting Siedler, o documentário dá visibilidade ao deficiente e não mostra as suas dificuldades, mas a forma como se comunica. A professora considera que o trabalho do diretor, apesar de ter a duração de somente dez minutos, conseguiu colocar o portador como protagonista, valorizando gestos e olhares.

Depois de ser convidado para exibir seus filmes no cine debate e entrar em contato com a APAE por meio do NETI, Zeca Pires decidiu conhecer melhor a instituição. Na projeção do documentário, a frase “A felicidade é um sentimento simples; você pode encontrá-la e deixá-la ir embora, por não perceber a sua simplicidade”, de Mário Quintana, confirma a intenção do diretor de explorar as coisas simples, como a alegria que os participantes da Associação passam aos visitantes.

Mais informações:

Zeca Pires / (48) 3721-9348 /zecapires@dac.ufsc.br
NETI / (48) 3721-9445 / neti@neti.ufsc.br

Por Dayane Ros / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Tags: APAENETI