TV UFSC homenageia Cruz e Sousa na semana dos 150 anos do poeta

18/11/2011 11:08

O maior nome do simbolismo brasileiro e um dos principais artistas catarinense, João da  Cruz e Sousa, nasceu no dia 24 de novembro de 1861, em Florianópolis, que ainda se chamava Desterro. Morreu em 1898, em Antônio Carlos (MG), vítima de tuberculose, doença que já havia matado seus quatro filhos. Além de sua obra poética, os sofrimentos de sua vida e a luta contra o racismo ajudaram a inspirar criações audiovisuais de outros artistas, que serão mostradas ao longo da semana na TV UFSC.

A programação especial sobre Cruz e Sousa na TV UFSC faz parte das atividades da IV Semana Ousada de Artes UFSC/Udesc, que será realizada de 21 a 25 de novembro.

“Alva Paixão” (1994), de Maria Emília Azevedo, conta as dificuldades e angústias de Cruz e Sousa a partir de uma conversa imaginária dele com um amigo, enquanto se encontrava doente. A exibição na TV UFSC é segunda-feira, às 23h.

O curta-metragem “Cruz e Sousa, a volta de um desterrado”, de Claudia Cárdenas e Rafael Schlichting, mostra esse retorno, desde o passeio pelas ruas no carro de bombeiros, a recepção no Museu com autoridades, coro e banda. Mas substitui a linguagem convencional dos documentários por uma câmera livre, sem roteiro. As imagens são acompanhadas por versos de seus poemas. Vai ao ar na quarta-feira, às 23h.

O longa-metragem “Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro” (1998), de Sylvio Back, é composto por 34 estrofes visuais, que visitam diferentes momentos da vida do poeta. Utiliza metáforas cênicas e textos poéticos para mostrar, sem ordem cronológica, as paixões e sofrimentos e sugerir sua relação com a crescente abstração de sua obra. Será exibido na quinta-feira, dia do aniversário, a partir das 23h. Antes, às 22h, uma estreia especial do UFSC Entrevista, com Sylvio Back e Eglê Malheiros.

Após a morte de Cruz e Sousa, o corpo foi sepultado no cemitério São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro, onde ele havia passado seus últimos anos. Apenas em novembro de 2007 os restos mortais foram trazidos de volta a Florianópolis e colocados em um memorial no museu que leva o nome do poeta, no centro da cidade.

O UFSC Entrevista que estreia segunda-feira, às 22h, mostra a conversa com o estudante da Universidade Felipe Costa. Junto com o parceiro Emilio Zagaia, ele prepara-se para uma viagem de kombi por toda a América Latina, do Brasil ao México, passando por 17 países e filmando um documentário da jornada. Os horários alternativos são terça-feira, à meia-noite, quinta-feira, ao meio-dia, sexta-feira, às 23h30min, e sábado, à meia-noite.

Para acompanhar a TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis e veja a programação completa no site www.tv.ufsc.br/grade. Assista aos boletins de notícias também no www.youtube.com/tvufsc.

Outras informações pelo e-mail fabio.bianchini@gmail.com.

Por Fábio Bianchini / Jornalista da TV UFSC

Tags: TV UFSC