Exposição de objetos indígenas será atração principal no Dia Nacional da Cultura

04/11/2011 16:21

 

.

A exposição é organizada pelos alunos do Curso de Graduação em “Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica”

O Museu Julio de Castilhos, localizado em Porto Alegre, no bairro Santana, vai comemorar o Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, com a abertura, às 14 horas, da mostra: Guarani, Kaingáng e Xocleng – Memórias e Atualidades ao Sul da Mata Atlântica. Organizada pelos alunos do Curso de Graduação em “Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica”, a exposição conta com 61 objetos, e ficará no museu até o final de março de 2012.

O objetivo da mostra é apresentar ao público o modo de vida de etnias indígenas que habitam as regiões sul e sudeste do país, do ponto de vista de representantes desses povos, que são alunos de graduação na UFSC. A concepção e a curadoria são compartilhadas entre alunos do curso, equipe do Museu Universitário e a colaboração de outros profissionais e alunos da UFSC. A antropóloga Maria Dorothea Darella destaca que a idéia da exposição foi recebida com entusiasmo pelos alunos e preparada como uma forma de “expor seus objetos e também se exporem”.

 

Sob a coordenação da professora Ana Lúcia Vulfe Nötzold, do curso de História do CFH, o Curso de Graduação “Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica” é direcionado aos grupos indígenas Kaingang, Xokleng e Guarani. Com o apoio da Coordenação Interinstitucional para Educação Superior Indígena (CIESI) em seu planejamento, o curso tem duração de quatro anos, e parte desse tempo os alunos dedicarão a atividades acadêmico-científico-culturais, como palestras, debates, viagens de pesquisa, visitas a museus, a sítios arqueológicos, além de outras programações. Dentro da pedagogia da alternância e da filosofia da educação de jovens e adultos, eles passam um tempo intercalado entre as aulas aplicando os conhecimentos nas aldeias antes de regressarem às salas de aula.


Informações: 48 3721-8604 ou 3721-9325.