UFSC integra equipe brasileira em expedição pelo Atlântico Sul
A Universidade Federal de Santa Catarina participa da expedição navio “Cruzeiro do Sul”, que parte nesta segunda, 24, para uma viagem de pesquisa que atravessará o Oceano Atlântico até a África do Sul. A bolsista de pós-doutorado em Ecologia (Centro de Ciências Biológicas) da UFSC, Melissa Carvalho, integra a equipe brasileira com mais 15 pesquisadores de outras quatro universidades: Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O navio da Marinha do Brasil parte da cidade de Rio Grande (RS) para a Cidade do Cabo (África do Sul), com recursos financeiros do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do CNPq. O grupo de pesquisadores irá desenvolver uma série de atividades a bordo do navio com o objetivo de compreender melhor a função dos oceanos como absorvedor de dióxido de carbono (CO₂) atmosférico. O principal objetivo do cruzeiro transatlântico é monitorar e modelar os fluxos de CO₂ na interface oceano-atmosfera.
Melissa participa da viagem apenas durante o percurso de ida, que terá duração de 32 dias, com paradas em 81 estações do oceano, ao longo da latitude 350 S. A expedição é parte da contribuição brasileira em diversos programas internacionais que buscam a melhor compreensão do papel dos oceanos nas mudanças climáticas globais. “As expectativas são altas já que essa é uma região de transição pouco estudada”, afirma Melissa. Medidas de propriedades físicas, químicas, óticas e biológicas serão realizadas pelos pesquisadores e estudantes do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, do Centro de Biologia Marinha da USP e das outras três universidades participantes.
Os dados coletados beneficiarão dois projetos de pesquisa financiados pelo CNPq: “Relações entre a estrutura de comunidades fitoplanctônicas e as taxas de incorporação de carbono inorgânico do oceano Atlântico Sul e Tropical”, coordenado pela professora Áurea Ciotti (CEBIMAR/USP) e pelo professor Carlos Garcia (IO/ FURG) que coordena também o outro projeto: “Monitoramento e Modelagem de Fluxos de CO₂ no Atlântico Sul e Oceano Austral”.
Mais informações com o professor Carlos Garcia pelo email dfsgar@furg.br ou após o dia 25 de novembro com Melissa Carvalho pelo email melissacarvalho@gmail.com
Por Rafaela Blacutt / Bolsista de Jornalismo