UFSC faz análise sobre a cobertura de mídia da Copa do Mundo 2010

09/09/2011 08:30

A cobertura realizada pela mídia sobre a Copa do Mundo FIFA África do Sul 2010 foi observada por um grupo de 24 pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O livro O Brasil na Copa, a Copa no Brasil traz resultados de uma pesquisa coletiva coordenada pelo Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LaboMídia-UFSC), com estudos descritivos sobre o trabalho dos meios de comunicação. O pré-lançamento da obra publicada pela Editora Tribo da Ilha acontece nesta sexta-feira, 9 de setembro, às 18h, no auditório do Centro de Desportos (CDS) da UFSC.  O lançamento oficial será na próxima semana, dia 12, durante o XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, em Porto Alegre.

O objetivo da pesquisa foi verificar, na cobertura midiática sobre a Copa do Mundo 2010, o uso de estratégias de agendamento que promovessem associações e antecipações para a Copa do Mundo FIFA 2014, que será realizada no Brasil. “Agendamento é um conceito da área dos estudos de comunicação, especialmente da teoria dos efeitos de longo prazo, também conhecido por agenda-setting”, explica o professor do Departamento de Educação Física da UFSC Giovani De Lorenzi Pires, organizador do livro. Segundo ele, o grupo buscou examinar como a mídia insere assuntos na pauta de discussão das pessoas (seja por interesse econômico, de audiência ou político), fazendo com que passem a compartilhar algumas temáticas e formem opiniões sobre elas.

Durante o levantamento de dados, que aconteceu de março a julho de 2010, foram analisadas quatro mídias: urbanas, televisiva, impressa e digital. A sistematização das informações resultou em um relatório concluído em março deste ano e na nova obra do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva.

O livro traz análises e interpretações sobre os contextos sociais, econômicos e políticos que envolvem os temas mais divulgados pela mídia em relação à Copa do Mundo. “Por exemplo, na questão da rejeição ao estádio do São Paulo Futebol Clube, o Morumbi, para a abertura da Copa 2014, é possível relacionar a decisão da CBF à sua briga com o Clube dos 13, contra a reeleição do presidente Fabio Koff. O presidente do São Paulo, candidato a vice de Fábio Koff, era um dos principais adversários da Rede Globo na questão da compra dos direitos televisivos do Campeonato Brasileiro de 2012 a 2015”, exemplifica o professor Giovani.

As pesquisas foram executadas por meio de convênio com o Ministério do Esporte, que incentiva a divulgação de resultados em formato de livro e em meio digital. Esta é a quarta publicação do LaboMídia e teve apoio financeiro da Rede CEDES (Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e de Lazer). A rede é administrada pelo Ministério do Esporte e tem como objetivo promover parcerias com instituições públicas e federais de ensino superior sem fins lucrativos, para incentivar o aperfeiçoamento e qualificação de projetos, programas e políticas públicas de esporte recreativo e de lazer.

A primeira edição do livro tem apoio do Ministério do Esporte, portanto é de distribuição gratuita. No pré-lançamento, que acontece na UFSC hoje, serão distribuídos 50 exemplares, e no lançamento oficial outros 300. Depois do dia 16 de setembro, o livro pode ser obtido no LaboMídia (Bloco 5, no CDS). Todos os livros e as demais publicações do grupo estão disponíveis em www.labomidia.ufsc.br

Mais informações com Giovani De Lorenzi Pires 48 9989-4891 ou giovanipires@cds.ufsc.br

Por Rafaela Blacutt / Bolsista de Jornalismo na Agecom