Conferência Planeta.doc entrega carta-manifesto à COP30
Após quatro dias de intensa programação, a Conferência Planeta.doc chegou ao fim na última quinta-feira, 25 de setembro, com a entrega de uma carta-manifesto à direção da COP30. Realizado em conjunto com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o evento de encerramento reuniu autoridades, cientistas e representantes das universidades públicas e de institutos do estado, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A carta reúne reflexões e propostas de soluções de todos os palestrantes e em nome do evento. O público presente nas atividades também pôde expor as manifestações que gostariam de inserir na carta, que pretende ser um mosaico das vozes que passaram pela conferência e um chamado da ciência para a crise socioambiental. Cada cientista fez uma declaração por escrito para reunir as principais ideias e o consenso da conferência.
Entre as declarações na carta-manifesto está a do arquiteto chinês Kongjian Yu, que faleceu na última terça-feira, 23 de setembro, em um acidente de avião no Mato Grosso do Sul. Como forma de homenagear a contribuição do arquiteto na composição da carta, o professor do Paulo Horta, do Departamento de Botânica da UFSC, leu o manifesto de Yu na noite da entrega do documento.
Entre outras coisas, Yu solicitava aos líderes da COP30 que financiem imediatamente a restauração do ciclo da água; incorporem soluções baseadas na natureza em todos os planos climáticos; protejam e restaurem pântanos, planícies aluviais e florestas; fortaleçam os guardiões locais e indígenas da água. O criador do conceito das cidades-esponja deixou, ainda, um recado em sua carta: “A escolha é clara: endurecer a Terra até que ela se quebre – ou suavizá-la até que ela se regenere. Escolhamos regenerar”.
- Vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos, esteve presente no evento. Foto: Marcos D’Elboux
- Da esquerda para a direita, o professor Paulo Horta, a representante da presidência da COP30, Luciana Abade, a diretora do Planeta.doc, Monica Linhares, e o deputado estadual Marquito durante a entrega da carta manifesto. Foto: Marcos D’Elboux
- Sociedade civil também realizou manifestações durante o encontro. Foto: Marcos D’Elboux
Planeta.doc
O Planeta.doc é uma proposta selecionada pelo Prêmio Catarinense de Cinema, Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, executada com recursos do governo federal e Lei Paulo Gustavo de emergência cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Parte da série de encontros das Conferências Regionais sobre Mudanças Climáticas em Santa Catarina, a etapa da Grande Florianópolis também funcionou como consulta popular sobre temas relacionados à COP, e foi promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, em parceria com a Escola do Legislativo da Alesc.
O último dia do V Planeta.doc Conferência também marcou a abertura do 10º Festival Internacional de Cinema Socioambiental que segue até 6 de dezembro em Florianópolis, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, bem como em plataformas on-line. Mais informações no site planetadoc.com.