Hospital Universitário sedia 1º Encontro Catarinense de Sensibilização sobre a Perda de Bebês
Nesta sexta-feira, 27 de outubro, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) sedia o I Encontro catarinense de sensibilização sobre a perda de bebês. O evento, que ocorre no auditório do HU, às 13h30, é voltado a profissionais e estudantes da área de saúde, famílias que passaram pelo processo de perda gestacional ou neonatal, e à comunidade como um todo. As inscrições podem ser feitas neste link.
A conferência de abertura será com Tatiana Maffini, presidente da ONG Amada Helena. A seguir, haverá uma mesa-redonda sobre experiências e práticas de cuidado e acolhimento à perda de bebê e, ao final, o lançamento do livro “Lágrimas à livre demanda”, da mãe e escritora Brunna Barreto.
Mês da conscientização sobre a perda de bebê
O evento ocorre no contexto da campanha internacional “Outubro Azul e Rosa”, também conhecida como “Mês da conscientização sobre a perda de bebês” (em inglês, “Baby Loss Awareness Month”). O objetivo é oferecer a oportunidade para instituições e profissionais de saúde discutirem sobre o tema e apoiar as famílias afetadas pela morte de um bebê.
A campanha busca aumentar a conscientização sobre o impacto da gravidez e da perda do bebê, a importância que o apoio ao luto desempenha na jornada contínua do luto e do trabalho necessário para melhorar os resultados da gravidez e salvar a vida dos bebês. A morte de um filho gera um dos mais complicados enlutamentos, provocando sintomas duradouros e impactos na saúde física e psicológica de um terço dos pais.
Para se inscrever no evento, acesse aqui.