Centro Brasileiro de Pesquisas Baseadas em Evidências da UFSC lança livro ‘Risco de viés em revisões sistemáticas’
O Centro Brasileiro de Pesquisas Baseadas em Evidências da Universidade Federal de Santa Catarina (Cobe/UFSC) lançou, na quarta-feira, 02 de fevereiro, o livro “Risco de Viés em Revisões Sistemáticas – Guia Prático”, organizado pelas professoras Graziela de Luca Canto, coordenadora do Cobe, e Cristine Stefani e Carla Massignan, da Universidade de Brasília (UnB).
“A ideia do livro surgiu de dentro dos nossos cursos em função da dificuldade que nossos alunos têm de fazer esse passo da revisão sistemática que é a análise do risco de viés”, explica a professora Graziela Canto. O evento de lançamento foi transmitido pelo Youtube e pode ser acessado aqui.
Hoje, a condução de revisões sistemáticas na área da saúde requer a avaliação crítica dos estudos incluídos por meio da análise do risco de viés ou da qualidade metodológica. Essa é uma das etapas mais desafiadoras na metodologia das revisões, tanto pela diversidade de ferramentas validadas para os diferentes estudos epidemiológicos quanto pela complexidade do processo em si.
“No livro, a gente mostra o passo a passo de como fazer essa análise, como interpretar os dados obtidos com as respostas dos itens das ferramentas, descrever esses resultados no artigo e o impacto que isso traz e também como apresentar e introduzir o risco de viés na conclusão do seu artigo de revisão sistemática”, detalha a professora Graziela.
Com 320 páginas, a publicação tem o objetivo de guiar o leitor no uso das principais ferramentas de avaliação da qualidade metodológica e do risco de viés dos estudos incluídos nas Revisões Sistemáticas. São conceituados os diferentes tipos de vieses em pesquisa, é apresentado um breve histórico de cada uma das ferramentas abordadas, sua organização, aplicação e interpretação, além da forma de apresentação e discussão dos resultados no artigo de Revisão Sistemática. O livro pode ser adquirido no site da editora.
Mais informações pelos e-mails cobe@contato.ufsc.br e cobeufsc@gmail.com ou pelo Instagram.