HU-UFSC doa medicamentos para hospital de Manaus
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), integrante da Rede Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), repassou para o hospital universitário de Manaus 1.300 ampolas de um bloqueador neuromuscular chamado Rocurônio, usado para intubar os pacientes e que o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) encontra dificuldade em obter no momento para suprir a demanda atual da unidade.
O HUGV, que também faz parte da rede Ebserh, recebeu as ampolas nesta quarta-feira, 20 de janeiro, e deverá receber mais 5 mil unidades, que estão em processo de doação, de acordo com o chefe da Unidade de Abastecimento e Dispensação Farmacêutica da Farmácia do HU-UFSC, Alexandre Trieste.
“Percebemos a situação de Manaus e, com a autorização da Gerência de Atenção à Saúde, fizemos este repasse”, disse Alexandre Trieste, explicando que o hospital de Amazonas usa, em média, 350 ampolas por dia.
Segundo ele, o HU-UFSC está em condições de fazer esta doação porque a instituição se preparou para o aumento da demanda. “Quando houve uma baixa no número de internações, nós preparamos nosso estoque para um novo aumento e temos unidades suficiente para atender nossa demanda e ainda fazer esta doação”, explicou.
O chefe da unidade disse ainda que Manaus dificilmente conseguiria fazer esta aquisição hoje, por falta momentânea do produto no mercado. Segundo ele, o processo de doação entre hospitais da rede Ebserh é normal e reforça a atuação em Rede. “Nós já recebemos doação do CHC-Paraná, no início da pandemia. E isso é importante nestas situações para que os hospitais consigam garantir o atendimento e se abastecer adequadamente, mantendo o estoque estratégico”, afirmou.
Unidade de Comunicação Social/HU/UFSC/Ebserh