LGBTIfobia é tema de live da TV UFSC na segunda-feira
A Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero (CDGEN), da Secretaria de Ações Afirmativas (SAAD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove na segunda-feira, 18 de maio, às 18h, a quarta edição do evento Cura ou Não Cura?, por meio de um debate ao vivo pelo youtube.com/tvufsc sobre o tema LGBTIfobia: saúde mental e violências.
Participam o professor Luiz Mott (UFBA), historiador, antropólogo, pesquisador e um dos mais conhecidos ativistas brasileiros em favor dos direitos civis LGBTI, e a psicóloga Marcelle Esteves, vice-presidente da ONG Arco-Íris do Rio de Janeiro. O debate será mediado pela professora Grazielly Alessandra Baggenstoss, do Centro de Ciëncias Jurídicas da UFSC e membro da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da OAB/SC.
O evento Cura ou Não Cura? é uma iniciativa realizada desde 2017 pela UFSC, para dar visibilidade e ampliar as discussões sobre a LGBTfobia. O nome do evento deve-se ao fato de naquele ano estar em pauta no cenário brasileiro a cura da homofobia. Devido ao grande sucesso da primeira edição, ele foi institucionalizado tornando-se um evento anual, sempre alusivo ao 17 de maio. O nome inicial foi mantido, e a cada edição é trabalhada uma temática diferente sempre com enfoque na luta contra a homofobia. Este ano, diferente das outras edições e em função da pandemia da Covid-19, será no formato de debate ao vivo pelo Youtube.
Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia
A data foi instituída em 17 de maio de 2004 para chamar a atenção para a violência, discriminação e preconceito passado por pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgênero (LGBT), e por vezes também usado para com os mesmos objetivos incluir pessoas intersexo e pessoas com expressões de gênero diversas. A data de 17 de maio foi escolhida especificamente para comemorar a decisão da Organização Mundial da Saúde em 1990 de desclassificar a homossexualidade como um distúrbio mental da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Atualmente, a data é assinalada em mais de 130 países, incluindo 37 onde relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo são ilegais.
SERVIÇO
O quê: Evento Cura ou Não Cura?, com o debate ao vivo sobre LGBTIfobia: saúde mental e violências
Quando: 18 de maio de 2020, segunda-feira, às 18h
Onde: youtube.com/tvufsc
Promoção: Cogen/Saad/UFSC
Atualizada às 10h19 do dia 15 de maio de 2020.