Vestibular 2020: primeiro colocado fala sobre rotina de estudos e escolha pelo curso de Física
“Nunca gostei muito de Biologia, então definitivamente Medicina não era uma opção”, brinca João Vitor Steimetz, de 17 anos, o primeiro colocado no Vestibular Unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade da Fronteira Sul (UFFS). Diferentemente da maior parte dos primeiros classificados das edições anteriores, João não desejou cursar Medicina ou qualquer um dos cursos mais tradicionais. Em vez disso, ele escolheu Física, que no último ano teve índice de concorrência em cerca de três candidatos por vaga. Para Medicina, esse número subia até 83,84 na relação de candidatos por vaga.
O estudante de Chapecó também considerou outros cursos antes de Física. O gosto pela área de exatas e a admiração pela pesquisa acadêmica foram definitivos na escolha final: “No começo eu pensei em cursar Engenharia Elétrica, mas a possibilidade de contribuir para construção do conhecimento como pesquisador acabou me atraindo mais do que a carreira como engenheiro”, ele explica.
Para alcançar esse resultado, a rotina de estudos de João era em tempo integral. “Durante o ano inteiro eu estudei quase todos os dias, por várias horas”, ele comenta. Seu cronograma mais comum começava pela manhã, quando tinha aulas do ensino médio no Colégio Exponencial, na sua cidade natal. Durante o restante do dia, estudava em casa o conteúdo para o vestibular, sem um horário limite padrão. “Muitas vezes eu não conseguia manter o mesmo ritmo por causa das provas e dos trabalhos”, lembra o calouro sobre o processo de conciliação das responsabilidades do ensino médio e a preparação para a prova.
Apesar da dificuldade de alguns conteúdos, o calouro de Física aconselha os futuros vestibulandos a nunca desistirem das matérias em que possuem maior fragilidade. “Talvez a dica mais importante é tentar não dizer: ‘isso é demais para minha cabeça’”, indica João, que até o dia do resultado, não pensava na possibilidade de ser o primeiro colocado. Além de obviamente estudar muito, outra dica que ele dá é a de realizar as provas de vestibulares anteriores com o tempo cronometrado. Para ele, além de um teste de conhecimento, o concurso também é um teste de resistência e velocidade.
Nos dois últimos finais de semana, João realizou a segunda etapa do processo seletivo da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) – destinado ao preenchimento de vagas na Universidade de São Paulo (USP), uma das mais concorridas do país – e da Universidade de Campinas (Unicamp), todas para o curso de Física. Se conquistar a aprovação em todas as universidades, João ainda não sabe qual será a escolhida. Sua resposta final dependerá, principalmente, da estrutura da cidade, da universidade e do local para morar durante a graduação.
Como futuro físico, João almeja poder contribuir na produção de conhecimento na área. “Eu acho que o maior sonho de todo físico é fazer uma grande descoberta, mas eu sei que é bastante utópico porque a ciência no geral se desenvolve aos poucos, então eu me contentaria em colocar alguns tijolinhos na construção desse conhecimento científico.”
Balanço do Vestibular 2020
O primeiro Vestibular Unificado UFSC/UFFS contou com quase 26 mil inscritos para concorrer a mais de 5 mil vagas disponíveis nas universidades. Este ano, 3.936 candidatos foram classificados. Até então, cerca de um quinto das vagas disponíveis ainda não foi preenchido. O Vestibular corresponde a 70% das vagas totais disponíveis na universidade. Os outros 30% serão preenchidos pelos candidatos classificados pelo Sistema de Seleção Unificado (SISU).
Matrícula
O período de matrículas será realizado em duas etapas: on-line e presencial. A primeira fase de matrículas ocorrerá esta semana, entre os dias 20 e 23 de janeiro, e a segunda, entre os dias 3 e 7 de fevereiro. A segunda fase será feita presencialmente nas coordenadorias do respectivo curso. Os classificados que não se inscreverem na primeira etapa de matrículas não poderão se matricular na segunda etapa, com perda da vaga. Informações sobre as matrículas, além de respostas para dúvidas frequentes, estão disponíveis no site vestibularunificado2020.ufsc.br.
Mais informações no site da Coperve.
Erick Souza / Estagiário de Jornalismo / Agecom / UFSC