Laboratório de Experimentação Remota na UFSC Araranguá realiza primeira formação docente
Uma aula experimental no modelo maker (faça você mesmo) e 12 professores-estudantes ocuparam, no dia 22 de maio, o Laboratório de Experimentação Remota (Makerspace RexLab), localizado no Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Essa é a primeira vez que o espaço é utilizado para a formação docente. Os participantes atuam na docência na Rede Pública Municipal e Estadual em cidade de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul que puderam elaborar e adaptar os seus planos de aula às práticas inspiradas no movimento maker.
Para Eliandra Gomes Marques, da Escola de Educação Básica de Marechal Deodoro (Torres/RS), o aprendizado foi muito rico. “O que produzimos e compartilhamos de conhecimento contribui para a integração das tecnologias digitais à prática pedagógica, com isso melhoramos significativamente o processo de ensino-aprendizagem”, diz ela.
O Makerspace RexLab contava com equipamentos e referência na experimentação remota, permite acesso a prototipagem e a impressão 3D, estúdio de gravação, mobília para coworking, reuniões e mobilidade para diversificar a oferta de ações, oficinas e em especial, a aplicação de metodologias ativas para formação docente, inspirados principalmente na cultura maker.
Jaqueline Sasso Favarin Dal Pont, que atua em duas escolas na cidade de Meleiro (SC), revela que a aula experimental foi importante para o seu aprendizado. “Consegui aprender atividades envolvendo a cultura maker, levarei diversas atividades que usarei ao longo das aulas”. O caminho de Jaqueline será semelhante ao de Miriam Simoni Ferreira Batista Pavei, da Escola B.M. Otavio Manoel Anastácio, em Araranguá, “levaremos o conhecimento adquirido aqui para a nossa prática”.
MAIS sobre o Laboratório
Com o objetivo de propor a redefinição do espaço do RexLab, a dissertação “Integração da tecnologia e cultura Maker: Proposta de reconfiguração de espaço físico do Laboratório de Experimentação Remota – RExLab”, de Rodrigo Brandelero, permitiu a adaptação do local às necessidades da equipe docente, coordenação, estudantes, colaboradores e comunidade.
O Laboratório de Experimentação Remota (RExLab), ao longo dos 22 anos de atividade, têm inovado permanentemente. O Makersapace RExLab, proporciona um espaço (físico e virtual) para capacitação docente, principalmente da rede pública de ensino básico. “Assim, os professores, a partir de cursos e experimentação, poderão integrar efetivamente a tecnologia em seus planos de aula”, relata Simone Meister Sommer Bilessimo, professora do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC), no Campus Araranguá.
Segundo Brandelero, os espaços Maker são uma necessidade iminente em uma sociedade com negócios cada vez mais tecnológicos e dependentes da cultura digital. “Esses espaços, ainda, facilitam a formação de docente multiplicadores da essência do movimento ‘Faça Você Mesmo’. Docentes mais preparados, conseguem inspirar cada vez mais os jovens nas escolas”, diz ele.
Conheça mais sobre o Laboratório acessando https://rexlab.ufsc.br/.