Dia da Consciência Negra: eventos culturais na Concha Acústica da UFSC

18/11/2015 09:51

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. O dia foi instituído em âmbito nacional por meio da lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país. Em estados que não aderiram a lei, a responsabilidade é do prefeito, que decide se haverá o feriado no município. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de “Zumbi dos Palmares“, em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Algumas entidades como o Movimento Negro  organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. A instituição procura evitar o desenvolvimento do autopreconceito, isto é de se sentir inferior perante a sociedade. Nessa perspectiva, os alunos da Universidade inseridos no movimento Negro, comunidade Africana, juntamente com os povos de terreiro, realizam na sexta feira, 20 de novembro, na Concha Acústica da UFSC, várias atividades para confraternização.

consciencia negra

 

 

 

 

 

 

Programação

12h – Abertura do Evento

12h20min – Palco aberto

15h às 16h30min  – Oficina de Tranças

18h às 18h30min  – Apresentação de Dança Kizomba

22h – Início do evento Cultural

  • Banda Deixa Estar
  • DJ Raz
  • MC Ohara
  • DJ Wilson

Serão servidas comidas típicas africanas.

Tags: dia da consciência negraeventos culturaisUFSC