Pós em Física promove seminário sobre buracos negros nesta sexta
O Programa de Pós-Graduação em Física promove nesta sexta-feira, 15 de maio, às 10h15, na sala 212 do auditório do Departamento de Física, o seminário “Buracos Negros Ativos, Inativos e Múltiplos: um recenseamento”, com o professor João Evangelista Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. O evento é presença obrigatória para os alunos matriculados na disciplina Seminários.
Resumo:
Buracos negros supermassivos parecem residir na maioria das galáxias de alta massa e em uma fração das galáxias de baixa massa. Ao capturar gás, esses objetos tornam-se luminosos e são chamados de núcleos ativos. Parte significativa dos núcleos de galáxias no Universo Local não mostra atividade nuclear, podendo ter buracos negros inativos (sem captura de gás), mais difíceis de serem detectados.
Está-se conduzindo um recenseamento dos núcleos de todas as galáxias brilhantes (B <12 mag) do hemisfério Sul, utilizando espectroscopia de campo integral nos telescópios Gemini, para estudar, com precisão inédita, suas propriedades nucleares e circum-nucleares. Os resultados preliminares indicam que: 1) em galáxias massivas, núcleos ativos são ao menos duas vezes mais frequentes do que indicavam pesquisas anteriores; 2) há uma fração significativa de objetos ativos de muito baixa luminosidade; 3) encontramos núcleos fora do centro ou com estrutura múltipla com frequência inesperada; 4) gás ionizado ou neutro está presente no centro de 97% das galáxias massivas.