‘Gestão do Conhecimento e os Novos Modelos de Universidade’ é tema de colóquio internacional

10/12/2014 13:47

A Gestão do Conhecimento e os Novos Modelos de Universidade – sobre este tema versaram as  conferências e as sessões paralelas do XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária (CIGU). Sediado em Florianópolis, o colóquio reuniu cerca de 500 participantes de países como Argentina, Costa Rica, Porto Rico, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Equador, Peru, México, Chile, República Dominicana, Bolívia, Chile, Canadá e Brasil, fortalecendo sobremaneira o Bloco da Educação Superior Latino Americana e do Caribe.

O colóquio é uma promoção conjunta entre a UFSC e universidades latino-americanas, coordenado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau). Nos três dias do evento, os participantes discutiram a realidade e tendências da Educação Superior, em especial, os  novos modelos que se apresentam para a gestão universitária, colocando em questão, especialmente, uma agenda positiva em direção à resolução de problemas que são comuns a todos os países da América Latina e do Caribe.

O evento contou com seis grandes painéis e com a presença de mais de 30 conferencistas de renome internacional que desenvolveram suas reflexões sobre as práticas de gestão universitária, confluindo suas ideias e analisando a administração do Ensino Superior sob os seguintes enfoques: Gestão do Conhecimento e os Novos Modelos de Universidade, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Social: os novos desafios da Universidade; Gestão da Ciência e da Tecnologia na Universidade; Gestão de Redes de Conhecimento: experiências e tendências; Gestão da Cooperação e da Internacionalização da Educação Superior e Gestão e Acompanhamento da Estratégia Institucional.

Na conferência de abertura, Raúl Arias, ex-reitor da Universidade Veracruzana do México, enfatizou que vivemos na sociedade do conhecimento, e o conhecimento é o fator que determina a competitividade dos indivíduos, das empresas, das regiões e dos países, ou seja, é a moeda do nosso tempo. E também que a competitividade de um país, depende, hoje, da sua capacidade de produzir e de assimilar conhecimento, e que na atualidade, os países da América Latina e do Caribe ainda precisam avançar muito em direção à sociedade do conhecimento e consequentemente da economia globalizada baseado nessa sociedade.

Segundo Arias: “La respuesta no es sencilla, pero existen evidencias bien documentadas que permiten subrayar la importancia de la inversión en la formación de capital humano y en investigación científica y tecnológica para elevar la capacidad competitiva de las regiones y de los países.”

Oo Colóquio reuniu pesquisadores latino-americanos que, em 437 comunicações científicas, apresentaram os resultados das mais recentes pesquisas sobre a gestão da educação superior, enfatizando, em especial, modelos de estrutura e gestão em instituições universitárias; o impacto social e a eficácia da universidade; a gestão do ensino, da pesquisa e da extensão em instituições universitárias, recorrente  e necessário tema presente nos fóruns de discussão mais importantes que tratam da educação no cenário mundial.

Planejamento e estratégia; políticas públicas para a Educação Superior; sistemas de informações e tomada de decisões;  virtualização da Educação Superior; gestão de pessoas; cooperação com o setor empresarial; internacionalização da Educação Superior também fizeram parte das comunicações científicas do colóquio, trazendo o que há de mais avançado, em termos de pesquisa científica sobre a administração das instituições educacionais em nível superior.

Assim se  caracterizou o XVI Colóquio: como um espaço multicultural, com uma riqueza educacional latino-americana que caracteriza o continente, no qual existem diferentes modelos institucionais, mas que acima de tudo preserva o ambiente acadêmico saudável, fértil para frutíferas discussões e que avançam na direção de um espaço latino-americano de educação superior.

Tags: InpeauUFSCXIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária