Seminário na UFSC analisa os Espaços de Natureza Preservada de Florianópolis

01/10/2014 10:51

O segundo seminário sobre criação e gestão das unidades de conservação foi realizado no dia 25 de setembro na UFSC. O evento foi promovido pelo Núcleo de Educação Ambiental do Centro Técnológico da UFSC (NEAmb) e pelo Instituto Çarakura. O evento teve palestras ministradas por professores da Universidade e representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN).

A abertura do evento teve a apresentação da tese de doutorado do professor Orlando Ferretti, que analisou os Espaços de Natureza Preservada (ENPs) de Florianópolis, que correspondem a aproximadamente 30% do território da ilha. Destas áreas, metade são geridas pelo município. As maiores ameaças dos ENPs ainda são as caças, coletas e contaminações biológicas, que aumentaram com a urbanização da cidade.

Professor Orlando Ferretti apresentou o panorama das UCs em Florianópolis

Professor Orlando Ferretti apresentou o panorama das UCs em Florianópolis. Foto: Henrique Almeida/Agecom/DGC/UFSC

O novo marco regulatório do terceiro setor foi explicado pelo advogado e pesquisador do CCJ Mauro Figueiredo. Este marco exige que organizações não-governamentais tenham no mínimo três anos de atuação para pedir auxilio do governo. As ONGs participarão de um processo seletivo para receber o auxilio.

O evento foi encerrado com o representante da UICN no Brasil, Luiz Fernando Krieger Merico. Ele apresentou a instituição e suas ações no Brasil, além de lançar o seu livro “A Transição para a Sustentabilidade”. A obra promove a ideia de que para haver uma transição para a sustentabilidade é necessário uma mudança sociológica.

Mais informações: NEAmb – (48) 3721-7746

Felipe Freitas/Estagiário de Jornalismo da Agecom/DGC/UFSC

Tags: 2º Seminário de Criação e Gestão de Unidades de ConservaçãoChico MendesNEAmborlando ferretti