Filme sobre Getúlio deturpa História, denuncia revista da EdUFSC

17/07/2014 09:42

Cinema, literatura, copa do mundo, relação Brasil-Argentina, Angola, arte, meio ambiente, poesia e fotografia são os temas debatidos na nona edição da revista Subtrópicos, publicada mensalmente, nas versões eletrônica 7aee530ecdf64feb24447295f58a5dc8e impressa, pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC).

No seu terceiro artigo na revista, o presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA), Nildo Ouriques, denuncia a deturpação histórica de Getúlio, o filme, de Carla Carmurati e João Jardim. Em prejuízo da biografia do ex-presidente Getúlio Vargas, os cineastas apresentam a versão de Carlos Lacerda, conhecido como O Corvo. “Eu bem sei que a ficção tem lá suas liberdades, exceto a de falsificar a História. É isso que o filme faz. Não é um filme deprimente apenas, é falso”, desabafa o professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC.

A doutora em Teoria Literária, Jade Gandra Dutra Martins, volta a contribuir com um ensaio sobre literatura. Fala de Suave é a noite, do americano F. Scott Fitzgerald, que a autora leu 17 vezes. Escrito em dez anos e com sete versões, a obra-prima, que em abril completou 80 anos, é um grande melodrama. “Suas páginas apresentam um duelo, dois assassinatos, incesto, crises nervosas, manicômios, personagens beirando a caricatura e uma coleção de coincidências bizarras (e inverossímeis)”. A obra marcou a vida de Jade: “um belíssimo e delicado livro que, toda vez que eu leio, me diz algo novo sobre a vida”.

Já o crítico de poesia Paulo de Toledo analisa, em “As palavras sísmicas”. Autonomia da pedra & tsunamis, o novo livro do escritor.

Marco Vasques. Aqui, segundo o articulista, a tragédia do Haiti é tratada “sem pieguice, sem dramaticidade kitsch e, principalmente, sem aquele tipo de retórica cuja função é apenas provocar a compaixão no leitor”. Vasques foi bolsista da EdUFSC.

A entrevista especial desta edição é com o professor Daniel Peres Sassuco, coordenador do Departamento de Línguas e Literaturas em Línguas Angolanas da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, Angola.

A pesquisadora argentina Solange Victory escreveu o artigo “Encruzilhadas liberais”, abordando “o destino dos deserdados ante o avanço da modernidade no Brasil e na Argentina do final do século 19”. Ela estuda a literatura dos dois países.

Doutora em Teatro e autora de Confissões do corpo (2013), Marisa Naspolini divulga o projeto Vértice Brasil que explora “as fronteiras entre teatro, performance, dança, música e canto”. A coordenadora acredita que “a experiência artística atua como interstício social, como espaço para que as relações humanas encontrem diferentes possibilidades de troca”.

Presença constante na revista da EdUFSC, o professor Alexandre Fernandez Vaz fala de protestos e Copa do Mundo da FIFA. “Que as manifestações sigam presentes porque demandam de forma importante e fazem bem à democracia”. Os reflexos da derrota brasileira em campo e da vitória na organização do megaevento evidentemente ficam para uma análise futura da Subtrópicos.

O pesquisador João de Deus Medeiros, que já ocupou o cargo de confiança em Brasília e atualmente é chefe do Departamento de

Botânica da UFSC, condena o descumprimento do novo Código Florestal, “notadamente” por causa da inércia do Estado e da irresponsabilidade da União. “Vislumbra-se a reedição dos conflitos que caracterizaram o processo de revisão do Código Florestal”, adverte.

A contracapa é ocupada com uma imagem produzida pela fotógrafa Cleide de Oliveira, que funde “pintura com fotografia”. A artista foi repórter – fotográfica em SC e no Rio Grande do Sul. A revista Subtrópicos ainda recomenda os últimos lançamentos da EdUFSC.

Mais informações:

Editora da UFSC

Telefone: (48) 3721-9408
www.editora.ufsc.br
Diretor executivo Fábio Lopes (flopes@cce.ufsc.br, celular (48) 9933-8887)
Link da versão online da revista: http://issuu.com/ayrtoncruz/docs/subtropicos_n06


Moacir Loth /Jornalista da Agecom / UFSC
moacir.loth@ufsc.br

 

Tags: Editora da UFSCnona ediçãorevista SubtrópicosUFSC