TV UFSC mostra histórias de pessoas que tentam a vida em Milão
O Programa Especial deste sábado, às 10h30, na TV UFSC, viajou à Alemanha para visitar uma feira de livros em Frankfurt que homenageia o Brasil. Lá trabalha Miriam, uma alemã que é tradutora e tem deficiência visual. “Minha terra natal é uma cidadezinha na Alemanha, de uns vinte mil habitantes só. Mas, algo em mim dizia: “Tenho que ir ao Brasil.” Foi quase um ímã que me chamou para lá. Aí, eu fiz de tudo para conseguir aprender português, estudar, trabalhar como tradutora e intérprete – que é o que eu faço hoje”, relata.
Outra história que se destaca nesse programa é a de Peter, que trabalha com tecnologia, está dentro do espectro do autismo e é autor de dois livros. O primeiro deles, Valentine`s Day Cactus, apareceu na lista de livros de não ficção mais vendidos, divulgada pela revista alemã Der Spiegel. “Dei o título porque isso realmente aconteceu na minha vida, quando eu conheci a minha namorada. Quando o primeiro Dia dos Namorados estava chegando, pensei: O que posso fazer? Que tipo de presente combinaria com ela? Cheguei à conclusão de que deveria ser um cactus, para contar a ela a minha história. Eu me sentia como um cactus, que significa que eu era diferente das outras flores da sala de estar”, resume o autor.
A partir das 12h30, a TV UFSC transmite a segunda aula da teleconferência sobre o Curso de Capacitação Trabalho Social em Programação de Habitação de Interesse Social, da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina por meio do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional – NUTE. O público-alvo são técnicos que atuam na área de trabalho social nos programas de habitação de interesse social “Minha casa, Minha vida” e PAC Urbanização de Assentamentos Precários.
Outro programa da TV UFSC a se destacar na programação deste sábado é o Livro Aberto, que recebe os escritores Alberto Lindner e Denis Radünz. Radünz, que também é editor e entusiasta sobre Cruz e Souza, conversa sobre a obra Últimos Sonetos, lançada recentemente pela Editora da UFSC. Já Alberto Lindner conversa, no segundo e terceiro blocos, sobre o livro Vida Marinha de Santa Catarina, do qual é organizador. O programa inicia às 14h55.
Já às 19h30, a vida incomum de brasileiros ganham espaço no programa Todos os Brasileiros do Mundo. Dessa vez, Milão é a cidade explorada, e são três as personagens que ganham destaque: Ana Paula é Stella, mulata brasileira, corpo escultural, que faz tudo “con molta calma e tranquillità”. Há 5 anos ganha a vida como “escort” na Itália. Entre os príncipes e sapos que cruzam o seu caminho, entrega seu corpo a quem puder pagar; Airton sempre esteve ligada ao mundo das artes. Depois de trocar Santo André por Milão, resolveu trocar também de identidade, e se assumir Margot, full time. O sobrenome escolhido foi Minelli, mas poderia ter sido Miranda, Monroe ou Dietrich, algumas das divas interpretadas por ela em shows nos bares de Milão. Quando se apagam as luzes, contudo, a diva glamourosa dá lugar à esposa dedicada, prestes a celebrar bodas de prata, e com lugar cativo no coração da sogra, uma legitima “mamma” italiana.
Por fim, Gegê, um dos drag queens mais requisitados de Milão, se orgulha de ser dos únicos a se apresentar sete noites por semana em bares e restaurantes da cidade, indo, por vezes, a mais de um lugar numa mesma jornada. Mas a vida de artista, como se sabe, não é feita só de glamour. Por trás das fantasias de mulata ou de femme fatale, entre as plumas coloridas, vestidos justos e sandálias de salto altíssimo que levam os italianos à loucura, Gegê dá duro para garantir o aluguel do mês que vem, enquanto não chega a hora de voltar ao Ceará.
No domingo, às 22h, o Partitura apresenta o Trio Capitu. Sofia Ceccato (flauta), Janaína Perotto (oboé) e Débora Nascimento (fagote) apresentam um repertório que faz jus a belas obras criadas para este tipo de formação, indo de Vivaldi a Chiquinha Gonzaga. Ao fim da récita, o programa apresenta uma entrevista, exclusiva, gravada com as três instrumentistas.
Para acompanhar os programas da TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sites www.tv.ufsc.br e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista também aos boletins de notícias no www.youtube.com/tvufsc.