Professora da UFSC divulga livro e ministra conferência no Uruguai

03/12/2013 12:50

A professora Liliana Reales, do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, apresenta no dia 12 de dezembro o livro “Ficções do eu ficções do outro”, na Biblioteca Nacional do Uruguai. O livro é uma reunião de ensaios críticos sobre a obra de Carlos Liscano, escritor uruguaio que foi prisioneiro político por quase 13 anos durante a ditadura militar em seu país, além de ter vivido, por mais dez anos, como exilado na Suécia.

“Ficções do eu ficções do outro” traz textos de críticos do Brasil, Uruguai, Argentina, França e Venezuela. Teve o apoio da Capes e foi publicado pela Cultura e Barbárie.

Organizado por Liliana Reales (UFSC) e Roberto Ferro (UBA), conta com a colaboração dos professores Raul Antelo, Jorge Wolff e Selomar Borges ( UFSC); Ignacio Bajter , Alfredo Azulgarat e Carina Blixen (Biblioteca Nacional de Uruguay); Martín Kohan (UBA); Carmen Virgínia Carrillo (Universidade de Los Andes); Jean-Marie Saint- Lu (Universidade de Toulouse-Le Mirail) e Fernando Loustaunau (coordenador do Museu de Artes Decorativas de Montevidéu).

Liliana Reales também ministra – no mesmo dia, às 16h – uma conferência,  na sala de reuniões da subdireção da Biblioteca Nacional do Uruguai, sobre as pesquisas dos manuscritos de “Cuando ya no importe” do escritor uruguaio Juan Carlos Onetti, realizadas pelo Núcleo Onetti da UFSC e coordenado pela professora. No evento, também estará presente a aluna de graduação Mariana Martínez Stasi, que apresentará o trabalho do grupo de pesquisa.

Liliana Reales atua no Departamento de Língua e Literaturas Estrangeiras (DLLE), no Programa de Pós-Graduação em Literatura e no Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários da UFSC; é uma das diretoras da revista Landa, editada pelo Núcleo.

Mais informações: lilianareales@yahoo.com

Tags: Carlos LiscanoFiccções do eu ficções do outroLiliana Realesnúcleo Onetti/UFSCRoberto FerroUFSC