UFSC publica edital para retomada de obras no campus Curitibanos, com recursos do PAC
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou o Edital de Licitação para a contratação dos serviços de execução das obras de retomada do bloco CBS02 do campus Curitibanos, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O empreendimento teve seus projetos concluídos em 2014; no mesmo ano a licitação da obra foi aberta e, em 2015, as obras foram iniciadas.
Com 9.257,91 m² de área construída distribuída em sete pavimentos, o CBS02 prevê salas de aula, diversos laboratórios, central de autoclaves, biotério, salas de professores, entre outros ambientes. Há registros do Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE) relativos ao 3D do projeto (2015) e às obras em 2016 e 2023. As obras foram paralisadas em 2021 e, após a rescisão contratual com a empresa executora em outubro de 2023 — até então ainda havia a possibilidade de retomada pela contratada —, a retomada do CBS02 voltou a ser pauta interna do DPAE.
Embora as causas da paralisação não estejam associadas a problemas projetuais, a interrupção e a execução parcial de sistemas exigem a revisão de concepções, considerando também a atualização de diversas normas técnicas desde o início das obras. A retomada prevê ainda a solução de patologias decorrentes da deterioração causada pelas intempéries e agravadas pela interrupção.
Estão previstos os seguintes serviços: laudo de inspeção técnico completo da edificação; tratamento de patologias e reparos de estragos; verificação do funcionamento de equipamentos instalados, com substituição dos que apresentarem mau funcionamento; ajuste e vedação de esquadrias; pintura geral; finalização e testes de instalações prediais, entre outros.
A UFSC adotará o regime de empreitada por preço unitário, inovação na instituição após o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) e a Lei 14.133/2021, com o objetivo de assegurar economicidade ao contrato, uma vez que apenas os serviços efetivamente realizados serão pagos. Diante da incerteza dos serviços remanescentes, não é possível estimar de antemão tudo o que será necessário. A obra tem previsão de execução de 14 meses e valor estimado de R$ 5.567.736,31.
A conclusão desta obra é considerada estratégica para a consolidação das atividades da UFSC Curitibanos na Unidade Sede e representa a concretização do trabalho de diversas equipes envolvidas no planejamento de construções da universidade.
Acesse o Edital neste link.
Com informações de: DPAE UFSC
Divisão de Imprensa do GR | SECOM
imprensa.gr@contato.ufsc.br