UFSC promove a 22ª Sepex com atividades científicas e culturais abertas à comunidade

16/10/2025 17:24

Estandes da Feira de Ciências da Sepex são montados no Centro de Cultura e Eventos da UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, de 20 a 24 de outubro, a 22ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepex), com diversas atividades científicas e artístico-culturais no campus da Trindade, em Florianópolis. Todos os eventos são gratuitos e abertos à participação da comunidade.

Nesta edição, são oferecidos cerca de 100 Minicursos, que são cursos de curta duração (de 4 a 12 horas) ministrados nas modalidades presencial ou virtual. As inscrições podem ser feitas até a data de início de cada minicurso, com direito a certificado.

Entre os dias 21 e 23 de outubro serão realizadas a Feira de Ciências e as Rotas Temáticas. A Feira de Ciências é organizada na forma de estandes montados no Centro de Cultura e Eventos da UFSC nos quais estudantes, professores e servidores técnicos da Universidade apresentam projetos de ensino, pesquisa, extensão e/ou inovação, em interação com o público presente. A visita aos estandes é livre, gratuita e não necessita de inscrição ou agendamento prévio.

As Rotas Temáticas são espaços da UFSC abertos à visitação pública durante a Sepex, incluindo laboratórios, exposições e projetos com estrutura própria. Estudantes, professores e servidores técnicos recepcionam os estudantes e apresentam informações sobre os ambientes visitados e os cursos relacionados. Para participar, é necessário agendamento e podem ser emitidos certificados.

Universo de extremos

Companhia de Dança da UFSC (Foto: Divulgação)

A abertura oficial da 22ª Sepex será na terça-feira, 21 de outubro, às 18 horas, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. A mesa de abertura reunirá três cientistas que vão debater temas importantes da atualidade, como a exploração espacial e os efeitos da crise climática. O título da conferência é “Dos extremos do clima aos extremos do espaço”.

A mesa contará com a engenheira biomédica e influenciadora digital na temática espacial Lorrane Olivlet, que é astronauta análoga da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos; a professora da UFSC Marina Hirota, que pesquisa os chamados “pontos de não-retorno” das florestas tropicais e fatores de estresse que afetam a Floresta Amazônica; e a psicóloga Paola Delben, egressa da UFSC com atuação reconhecida na área de saúde mental em ambientes isolados, confinados e extremos (ICE).

O mediador da conferência será o professor Marcelo Schappo, divulgador científico e apresentador do programa Estúdio Ciência, da TV UFSC. Na ocasião, será gravado um programa especial.

Eventos artísticos e culturais

Banda de groove Far.Pass (Foto: divulgação)

Os eventos artísticos começam às 12 horas da terça-feira, 21 de outubro. A Companhia de Dança da UFSC fará uma apresentação de abertura para o show da banda Far.Pass, no palco do Projeto 12:30. À tarde tem apresentação de boi-de-mamão com o grupo do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) e o Coral Vozes da Ilha, da Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (Neti/Unapi).

Na quarta-feira, 22 de outubro, a programação inicia às 9 horas, com o Festival de Cultura e Arte Indígena – Aglãg, no varandão do Centro de Cultura e Eventos. No mesmo horário, no espaço da Feira de Ciências, ocorre a performance Risoterapia. No palco da Praça da Cidadania, a partir das 12h30 começa uma batalha de rima com abertura do MC Cris. O Festival Indígena prossegue à tarde, com apresentação de grupo de dança e de cantor tradicional do povo Guarani.

Na noite da quarta-feira, a programação artística se encerra com o Coral Vozes de Santa Catarina, que se apresenta no Auditório Garapuvu a partir das 20 horas.

Cris Mc (Foto: Victor Weiler)

Uma oficina prática de canto coletivo, às 12 horas, no palco do Projeto 12:30, dá a largada para a programação da quinta-feira, dia 23, seguida de um show do artista popular e autor de literatura de cordel Allan Sales. No varandão do Centro de Cultura e Eventos começa às 12h uma apresentação da Academia do Choro e a exposição Cores e Movimentos do Brasil. No espaço da Feira de Ciências, haverá contação de histórias à tarde.

Os shows de encerramento da 22ª Sepex ficam a cargo do coletivo Canto Libre, que apresenta um espetáculo com clássicos da música latino-americana a partir das 17h45 na Praça da Cidadania e do pianista Connor Heraghty, que se apresenta na Igrejinha da UFSC a partir das 19 horas.

Veja a lista completa das apresentações, locais e horários no site da 22ª Sepex.

Tags: 22ª Sepexapresentações artísticas e culturaisFeira de CiênciasminicursosRotas TemáticasUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina