UFSC e parceiros promovem ‘Porto de Parada: a Ciência e a Cultura Oceânica para um Futuro Justo e Sustentável’ em Santa Catarina
Entre os dias 20 de outubro e 15 de novembro de 2025, Santa Catarina será palco do evento Porto de Parada: A Ciência e a Cultura Oceânica para um Futuro Justo e Sustentável, uma ampla programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025), voltada à valorização da Cultura Oceânica e à educação climática. As atividades acontecem das 9h às 19h, em diferentes cidades do estado, reunindo a comunidade universitária e o público externo.
Iniciativa

Instituições de todo o país discutem a valorização da cultura oceânica na SNCT 2025. Foto: Divulgação/Veleiro ECO/UFSC
A iniciativa é realizada com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Secretaria de Popularização da Ciência (Pop Ciência) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Edital da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025, e conta com a articulação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Rede das Escolas do Mar de Santa Catarina (Rede E-MAR), das Escolas Azuis, do Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Itajaí), das Unidades de Conservação Marinho-costeiras do Estado e de instituições do Terceiro Setor dedicadas à promoção da Cultura Oceânica.
O evento tem como propósito fortalecer e ampliar as ações de popularização da ciência e da educação ambiental já desenvolvidas por essas instituições. As atividades estarão integradas pela metodologia do Balanço Ético Global (BEG), que propõe reflexões sobre questões, o olhar voltado para o passado, o presente e o futuro. O Porto de Parada oferecerá exposições científicas interativas, oficinas temáticas com ações embarcadas e em terra para promover a ciência cidadã nos ecossistemas costeiros e marinhos, além de manifestações artísticas e culturais que celebram a conexão entre o ser humano e o oceano.
Encerramento
O encerramento da programação será marcado pelo 3º Fórum das Escolas do Mar de Santa Catarina, reunindo estudantes, educadores, gestores e a comunidade em geral. O evento final incluirá ciclos de palestras, mostras científicas e apresentações culturais, culminando na elaboração de uma carta coletiva que será encaminhada à Conferência das Partes (COP), com propostas para fortalecer a Cultura Oceânica e a Educação Climática e indicar estratégias territoriais frente à emergência climática.
Inscrições
As inscrições gratuitas são obrigatórias apenas para o Fórum e estarão abertas a partir de terça-feira, 21 de outubro. Os demais eventos possuem acesso livre, e todos os participantes poderão receber certificação.
Em Florianópolis, as principais atividades ocorrerão na UFSC (durante a 22ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação) e na Escola do Mar.
Mais informações estão disponíveis no Instagram Porto de Parada e no site da prefeitura de Bombinhas, que sediará o III Fórum das Escolas do Mar de Santa Catarina.