UFSC convida comunidade a participar do ‘MOVE MUNDO – Vozes para a COP30’

29/10/2025 13:32

Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), por meio de um convite do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável da Presidência da República convidou as universidades federais a participarem da mobilização MOVE MUNDO – Vozes para a COP30. A iniciativa é voltada à escuta e expressão da sociedade civil diante da urgência climática global. O projeto conta com a parceria da Embratur e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Como parte do movimento, a UFSC convida a comunidade interna e externa a integrar a mobilização, que vai reunir mensagens, ideias e propostas da população brasileira a serem encaminhadas aos líderes mundiais na COP30, que ocorre em Belém do Pará, em 2025.

A ideia é amplificar as vozes dos territórios e comunidades, estimulando a reflexão e a ação sobre os desafios que impactam o planeta e exigem respostas concretas e imediatas. A comunidade pode participar por meio do envio de vídeos curtos, de até um minuto, com depoimentos autênticos, inspiradores e comprometidos com a transformação social e ambiental. Esses registros farão parte de uma narrativa coletiva  apresentada nas ações preparatórias e durante a COP30.

Acesse aqui a cartilha para gravar e enviar o material.

 

Tags: AndifesConselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável da Presidência da RepúblicaCOP 30Ministério de CiênciaMOVE MUNDO – Vozes para a COP30Tecnologia e InovaçãoUFSC