Tese da UFSC sobre hidrologia e recursos hídricos ganha prêmio internacional

20/10/2025 17:55

O prêmio é concedido anualmente desde 2023 e busca valorizar a produção científica em países financeiramente desfavorecidos. Foto: divulgação

Vinícius Bogo Portal Chagas, doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), venceu o Prêmio Falkenmark 2025 da International Association of Hydrological Sciences (IAHS) para melhor tese de doutorado.

A pesquisa Extremos hidrológicos no Brasil: padrões em larga escala, mecanismos e mudanças aponta para uma aceleração do ciclo hidrológico em 29% do território brasileiro entre 1980 e 2015, com aumento simultâneo na intensidade de cheias e secas, fenômeno associado ao desmatamento, à intensificação das chuvas e ao uso crescente da água para irrigação. Em 42% do país, as secas aumentaram até 37% por década.

O trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, no Laboratório de Hidrologia (Labhidro), com orientação do professor Pedro Luiz Borges Chaffe e coorientação de Gunter Blöschl, da Vienna University of Technology. A tese contribui para a compreensão dos impactos das mudanças climáticas na disponibilidade de água e nos extremos hidrológicos na América do Sul, apresentando informações sobre vazão dos rios brasileiros, clima, solo, geologia e interferência humana. Além disso, permite uma análise detalhada dos fatores que influenciam os eventos extremos.

A cerimônia de premiação aconteceu durante a Assembleia Científica da IAHS em Roorkee, na Índia, entre 5 e 10 de outubro. O Prêmio Falkenmark reconhece anualmente pesquisas excepcionais em hidrologia e recursos hídricos.

Tags: CTCLaboratório de Hidrologia (LabHidro)Prêmio FalkenmarkPrograma de Pós-Graduação em Engenharia AmbientalUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina