Alunos de projeto de extensão da UFSC conquistam medalhas em competição internacional de karatê
Alunos do projeto de extensão Formando Campeões na Vida: atividade física para a promoção da saúde de crianças e adolescentes de Florianópolis/SC, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistaram destaque no 16º Open Internacional de Joinville – Troféu Durci Nascimento de Karatê, realizado em 4 de outubro. Considerado um dos principais torneios do cenário brasileiro, o evento reuniu atletas de diversas regiões do país.
O projeto é coordenado pelo professor Fabrício Augusto Menegon, do Departamento de Saúde Pública do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e desenvolvido em parceria com a Hachiman Centro de Treinamento e Saúde. Criado em 2023, o Formando Campeões na Vida oferece aulas gratuitas de Karatê para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos da região continental de Florianópolis, em sua maioria estudantes de escolas públicas. Desde sua criação, cerca de 100 jovens já participaram das atividades, que têm como foco a promoção da saúde e o desenvolvimento social por meio do esporte.
Na competição em Joinville, dez atletas representaram o projeto, e cinco conquistaram medalhas em diferentes categorias:
- Heytor Schutz da Silva (EEB Jairo Calado) – ouro no Kata Sub-10 Especial e prata no Kumite Sub-10 Especial +30kg;
- Francisco Arosteguy O. Rodrigues (Colégio Nossa Senhora de Fátima) – ouro no Kata Pré-Mirim;
- Pedro Gabriel da Silva (Colégio Nossa Senhora de Fátima) – prata no Kumite Sub-14 Novos, até 55kg;
- Gabriele Alves dos Santos (EEB José Boiteux) – bronze no Kata Sub-14 Novos;
- João Paulo Bunn Wollinger (IFSC) – bronze no Kumite Cadete Novos, até 57kg.
Além das conquistas dos alunos, o professor Fabrício Menegon e o sensei Rogério Pereira dos Santos, professor voluntário do projeto, atuaram como árbitros do torneio. Já Vinícius Dahm Santos, estudante de Educação Física da UFSC e bolsista do Edital Probolsas/PROEX, desempenhou o papel de técnico da equipe.
O projeto ensina o estilo Shotokan de Karatê, criado pelo mestre Gichin Funakoshi no início do século XX e amplamente difundido nas escolas japonesas. As atividades são mantidas com apoio do Gabinete da Reitoria, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu).