Representantes da UFSC participam da abertura do Festival Paralímpico em São José

22/09/2025 13:04

Representantes da UFSC participaram da abertura do Festival Paralímpico, em São José. Fotos: Divulgação

No sábado, 20 de setembro, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, marcou presença na abertura oficial da 2ª edição do Festival Paralímpico 2025. O evento foi realizado no Ginásio Nadir Morelli, pertencente à Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em São José (SC).

Representantes da UFSC também estiveram presentes na cerimônia: a pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceanne Carraro; o diretor do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer, Humberto Roesler Martins; o vice-diretor do Centro de Desportos (CDS), Luiz Guilherme Antonacci Guglielmo; além das coordenadoras do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro, professora Gabriela Fischer e a doutoranda Silvia Simoni.

A edição de Florianópolis faz parte de uma ação nacional que ocorre simultaneamente em mais de 100 cidades, com o objetivo de promover a vivência esportiva de crianças, adolescentes e jovens de 7 a 23 anos em modalidades paralímpicas. Participaram do evento alunos de diversos centros da FCEE, da Orionópolis, além de estudantes da rede regular de ensino e das APAEs de Florianópolis, São José e Biguaçu.

A programação do Festival incluiu oficinas em três modalidades paradesportivas, realizadas em formato de rodízio: basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado e bocha paralímpica. Além disso, o evento ofereceu apresentações culturais, demonstrações de parataekwondo e paradança. Nos espaços externos ao ginásio, como o campo, o estacionamento e a sala de Educação Física, foram realizadas atividades de paraskate, equoterapia e showdown. Para complementar a experiência, food trucks e mais apresentações culturais estiveram disponíveis ao público.

“Acreditamos que o esporte é uma das mais poderosas ferramentas de transformação social. Ele promove inclusão, fortalece a autoestima e abre caminhos para o desenvolvimento humano. Apoiar iniciativas como o Festival Paralímpico reafirma o compromisso da UFSC com a construção de uma sociedade mais inclusiva, acessível e igualitária. É uma honra para a Universidade fazer parte de projetos que mostram o potencial do esporte para unir pessoas e superar barreiras”, destacou o reitor Irineu Manoel de Souza.

O Festival Paralímpico é uma iniciativa promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a UFSC, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, a Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, a FCEE, a Coordenadoria das Pessoas com Deficiência da Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef) e a Associação Catarinense de Esportes Acessíveis (Acesa).

As atividades do evento foram abertas com uma performance de dança realizada pelo Grupo da FCEE, seguida por uma demonstração de parataekwondo. Após o início das oficinas, os participantes foram organizados em grupos para as atividades esportivas. O encerramento contou com a entrega de kits de lanche, uma vivência de paradança, jogo de handebol em cadeira de rodas, e apresentações culturais.

Centro de Referência Paralímpico 

Desde o ano passado, a UFSC funciona como um Centro de Referência Paralímpico Brasileiro. Por meio da parceria com o CPB, a Universidade oferta práticas de atletismo, natação e goalball. As aulas são gratuitas e contemplam todos os níveis de treinamento – desde a iniciação esportiva até a preparação de atletas de alto rendimento, que competem em eventos estaduais, nacionais e internacionais. O projeto é aberto a pessoas com deficiência física, visual e intelectual – as mesmas categorias de deficiência elegíveis para os Jogos Paralímpicos.

Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021. O objetivo é aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas.

 

Rosiani Bion de Almeida | SECOM
imprensa.gr@contato.ufsc.br

 

Tags: AcesaAflodefCDSCentro de Referência Paralímpico BrasileiroComitê Paralímpico BrasileiroFCEEFestival Paralímpico 2025progradUDESCUFSC