Fórum das Licenciaturas UFSC reúne ampla participação para debates sobre formação docente

22/09/2025 18:52

Fórum das Licenciaturas reúne mais de 200 pessoas no Auditório do EFI da UFSC. Fotos: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC

Mais de duzentas pessoas lotaram o Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), marcando a maior plenária já promovida pelo Fórum das Licenciaturas. A abertura deste relevante espaço de diálogo e proposição de políticas para a formação docente ocorreu na tarde desta segunda-feira, 22 de setembro, com o evento se estendendo até terça-feira (23). A programação inclui conferências, mesas-redondas e uma audiência pública. O tema central, “Os sentidos da prática na formação de professoras/es: entre a práxis e o pragmatismo”, norteia os debates com o objetivo de fortalecer e reconfigurar as políticas educacionais, ao mesmo tempo que explora os desafios e as possibilidades da prática docente em diferentes cenários.

A mesa de abertura foi conduzida pela coordenadora do Comitê Gestor do Fórum das Licenciaturas da UFSC, Carolina Cherfem. Entre os participantes, estavam o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza; a pró-reitora de Graduação e Educação Básica (Prograd), Dilceanne Carraro; o coordenador de Educação Básica, George Luiz França; a professora emérita e secretária-geral da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope/SC), Leda Scheibe; e o diretor do Centro de Ciências da Educação (CED), Hamilton de Godoy Wielewicki.

A pró-reitora Dilceanne destacou na abertura sua satisfação por ver o auditório cheio e ressaltou a importância do tema para a universidade e para a formação docente. Ela fez um retrospecto dos esforços da gestão em integrar a educação básica à Prograd e enfatizou o crescimento do Fórum das Licenciaturas ao longo dos anos. “Estamos na quinta plenária consecutiva, ano após ano, consolidando este espaço. A primeira edição aconteceu ainda durante a pandemia, em formato remoto, e desde então conseguimos estabelecer este momento como essencial para o diálogo e a construção das licenciaturas na UFSC”, afirmou.

Dilceanne também mencionou a realização do evento institucional do PIBID, na sexta (19) e no sábado (20). “Tivemos um belíssimo evento que lotou este mesmo auditório, discutindo a relação da UFSC com as escolas. É muito gratificante ver novamente este espaço cheio para fortalecer o diálogo sobre as licenciaturas”, acrescentou.

A pró-reitora destacou a atuação do comitê gestor do Fórum das Licenciaturas, que conta com representantes de todos os cursos da área, além do Colégio de Aplicação (CA) e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI). “Esse comitê tem sido essencial para trazer à mesa as grandes questões que afetam os cursos de licenciatura, como ingresso, evasão e as diretrizes para a formação docente”, pontuou. Ela reforçou que o fórum é “um espaço privilegiado de troca de conhecimentos e experiências”, contribuindo para consolidar a UFSC como uma referência no debate educacional.

O reitor Irineu, por sua vez, reforçou a relevância do evento para a universidade e para o panorama educacional mais amplo, classificando o fórum como uma oportunidade única para discutir a formação docente e as políticas educacionais. Ele agradeceu pelo convite e manifestou alegria em participar do encontro.

Irineu destacou que o Fórum das Licenciaturas reúne representantes de diversas instituições de ensino superior de Santa Catarina, como UDESC, UFSC, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), IFSC e IFC, além de membros das secretarias de educação estadual e municipal, profissionais da educação básica, acadêmicos e técnicos-administrativos. “Este evento é um ponto de convergência para todos os que pensam, fazem e gerem a educação”, declarou.

O reitor também ressaltou a importância do momento em que o Plano Nacional de Educação (PNE) está sendo discutido. “A UFSC tem uma trajetória marcada por realizações e reconhecimento nos debates sobre educação. Nossa universidade sempre esteve na vanguarda dessas discussões, e temos estruturas diferenciadas, como o Núcleo de Desenvolvimento Infantil e o Colégio de Aplicação”, afirmou. Ele ainda destacou que essas instituições são modelos de excelência na educação básica, com docentes altamente qualificados que atuam em ensino, pesquisa e extensão, possuindo planos de carreira similares aos dos professores do magistério superior.

Apesar de reconhecer os desafios, como a necessidade de reestruturação, aumento de recursos e valorização dos docentes, o reitor defendeu a expansão e o fortalecimento das estruturas existentes. Ele mencionou os esforços da gestão, como a criação da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica, a coordenadoria específica para educação básica e a inclusão do Colégio de Aplicação e do NDI na Câmara de Graduação e Educação Básica da UFSC, aprovada pelo Conselho Universitário.

Outro tema abordado pelo reitor foi a evasão acadêmica. “Esse é um debate antigo, mas que ainda precisa ser aprofundado constantemente”, observou. Ele destacou que a Prograd está desenvolvendo uma política específica para enfrentar o problema, com a proposta de criar setores em cada unidade acadêmica para estudar e sistematizar dados sobre evasão. “Se aprovada pelo Conselho Universitário, essa política representará um avanço significativo para a universidade”, disse.

Irineu finalizou enfatizando que “esses momentos de discussão são cruciais para refletir, consolidar e levar a realidade das universidades às diretrizes e metas do PNE”.

Após as falas da mesa de abertura, foi realizada a conferência “A formação de professores no Plano Nacional de Educação 2025-2035”, com o parlamentar Pedro Uczai, da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, e a professora Margareth Fadanelli Simionato, coordenadora da Anfope/SC.

À noite, às 19h30, será realizada a palestra “Os sentidos da prática na formação de professoras/es”, ministrada pela professora Katia Augusta P. C. Curado, da Universidade de Brasília (UnB), com mediação da professora Márcia Hobold (UFSC).

Na terça-feira (23), as atividades terão início às 9h30 com a mesa-redonda “Diálogos sobre estágios e extensão: a prática das universidades e institutos”, que contará com representantes da UFFS, IFSC, IFC, Udesc e UFSC, sob mediação da professora Gabriela Furlan Carcioli.

No período da tarde, às 14h30, ocorrerá a audiência pública sobre a proposta de política institucional de formação inicial e continuada de professoras/es da UFSC. Especialistas como Carolina Cherfem, Jocemara Triches, Maria Helena Michels e Ivandro Carlos Valdameri participarão do debate, que encerrará o evento.

Mais informações pelo e-mail forum.licenciaturas@contato.ufsc.br

 

Rosiani Bion de Almeida | SECOM
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Fotos: Gustavo Diehl | Agecom

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