Inteligência artificial criada na UFSC é utilizada para manutenção da malha rodoviária em MG

16/06/2025 12:42

Instalação de câmera na viatura que irá monitorar estradas. Foto: Divulgação/DER/MG

Um sistema de inteligência artificial desenvolvido pelo Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi adotado pelo Governo de Minas Gerais para monitorar as condições da malha rodoviária estadual. A cooperação, resultado de uma parceria firmada entre o estado e o laboratório em novembro de 2024, tem o objetivo de desenvolver estudos técnicos, metodologias e ferramentas para a manutenção e planejamento no âmbito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG). Com a adoção da nova tecnologia neste mês, Minas é o primeiro estado a implementar o recurso nas rodovias sob sua responsabilidade e também nas concedidas.

Minas Gerais tem a maior malha rodoviária do Brasil, equivalente a cerca de 16% do somatório de rodovias estaduais, federais e municipais de toda a malha viária existente no país, de acordo com o governo do estado. Do total de 272 mil km de rodovias, 22 mil km são rodovias estaduais pavimentadas sob responsabilidade do DER-MG, que serão alvo do levantamento. Antes feito de forma praticamente manual, o acompanhamento passa a contar com tecnologia para apontar com mais agilidade e precisão as condições da malha mineira e dar celeridade ao planejamento das ações de melhorias na infraestrutura rodoviária. A cooperação entre o governo mineiro e a UFSC tem a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu).

Ferramenta detecta e classifica elementos

O professor e pesquisador da UFSC Jorge Destri Junior explica que a ferramenta detecta e classifica os diferentes elementos viários existentes no trecho percorrido, como sinalização horizontal e vertical, elementos de drenagem, defeitos no pavimento, entre outros itens. Com essas informações, o sistema gera arquivos georreferenciados para cada tipo de objeto identificado, fornecendo subsídio para análises nas áreas de segurança viária, gestão do pavimento e manutenção da via. A ferramenta, desenvolvida em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), vai ser utilizada tanto para análise do índice de desempenho dos novos contratos de conservação do DER-MG, quanto para adaptação aos critérios definidos nos contratos de concessão de rodovias, sob a gestão da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

Sistema desenvolvido pelo LabTrans da UFSC para monitoramento de rodovias com IA. Foto: Reprodução/DER/MG

O investimento do estado é de cerca de R$ 5 milhões. “O processo vai ser muito mais eficiente. O que antes fazíamos uma vez a cada seis meses, agora vamos fazer mensalmente em toda malha pavimentada do estado de Minas Gerais com a utilização dessa ferramenta. É um avanço enorme que vai beneficiar tanto o estado, quanto o cidadão, que terá a certeza de que as rodovias estarão permanentemente monitoradas”, afirma Pedro Calixto, secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias.

Na metodologia de monitoramento de rodovias por IA, um veículo equipado com câmera de ação percorre os trechos rodoviários a serem avaliados, coletando vídeos em alta resolução. Na sede do DER-MG, as imagens serão processadas por um software. Dez veículos equipados serão disponibilizados para fazer o levantamento da qualidade das rodovias. “Estamos dando início ao levantamento contínuo das rodovias pavimentadas, incluindo as concedidas. No entanto, pretendemos ampliar o uso dessa ferramenta para as não pavimentadas, fazendo uma adaptação ao sistema, junto à UFSC, desenvolvedora da ferramenta, para também conseguir identificar os problemas desse tipo de estrada, que hoje somam mais de seis mil quilômetros”, avalia Matheus Novais, vice-diretor-geral do DER-MG.

Com informações do DER-MG

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