Egressa da UFSC é destaque em premiações nacionais e internacionais por trabalhos em ciências de dados
Egressa dos cursos de Ciência da Informação e de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Bianca Pinto Vieira está entre os finalistas do World Changing Alumni Awards, premiação anual realizada pela Universidade de Glasgow, da Escócia, que reconhece recém-formados que realizam contribuições significativas em suas áreas de pesquisa. Na instituição europeia, Bianca cursou doutorado sobre modelagens de dados do impacto das oscilações climáticas no Brasil.
Em março, a pesquisadora também foi finalista do Study UK Alumni Awards, prêmio concedido pelo British Council aos egressos com passagem pelo Reino Unido que se tornaram lideranças de significativo impacto positivo para suas comunidades, setores e países. Além disso, recebeu neste mês o prêmio de Profissional de Destaque em Inovação Social e Ambiental pela Associação Brasileira de Lideranças, em São Paulo, pelos trabalhos publicados na área de biodiversidade e mudanças climáticas com o uso de ciência de dados e tecnologia para melhoria da gestão pública e privada.
As premiações internacionais às quais Bianca foi indicada reconhecem o conjunto de uma série de trabalhos publicados pela pesquisadora, como aplicações de ciências de dados (modelos de distribuição geográfica, previsão e prescrição baseados em machine learning e deep learning) em diversas áreas para auxiliar planos de gestão de projetos de tecnologia, jogos, turismo, unidades de conservação, espécies ameaçadas e contingência de crise, entre outros. Segundo a pesquisadora, os reconhecimentos refletem a inovação e o impacto positivo da UFSC em suas iniciativas para contribuir com uma sociedade mais eficiente, equilibrada e sustentável.
“Doutora Bianca fez contribuições significativas para a pesquisa costeira e para a gestão baseada em dados em diversas áreas, impulsionando-a para funções importantes. Ela integra a excelência acadêmica ao impacto no mundo real, incorporando um compromisso com a inovação e a tomada de decisões baseada em dados em escala global”, disse Sheila Lumsden, jurada do British Council.
Entre os temas dos trabalhos científicos de Bianca avaliados nas premiações estão listagem de espécies nas unidades de conservação de Florianópolis, experimentos e orientações de manejo para conservação e pesquisa de aves marinhas baseados em dados de campo e modelagens, modelagens de distribuição geográfica para reintrodução de mamíferos na Europa, estudos sobre o impacto das mudanças climáticas e oscilações como o El niño nos hábitos alimentares, deslocamentos e migração de aves marinhas de topo, bem como o impacto no restante da cadeia trófica e nas atividades econômicas pesqueiras, entre outros.
“Bianca fez contribuições impactantes para a pesquisa costeira e gestão baseada em dados, impulsionando-a para funções importantes, incluindo um mandato significativo no Governo do Estado de Santa Catarina, Brasil. Ela também usou as habilidades aprendidas para modelar intensivamente cenários intrincados relacionados à disseminação da covid-19 e seus impactos consequentes, auxiliando na tomada de decisões em todo o mundo. Baseada em dados, a abordagem provou ser instrumental, potencialmente salvando mais de 2 milhões de vidas durante esse momento crítico da pandemia. Ela integra excelência acadêmica ao impacto no mundo real, incorporando um compromisso com a inovação e a tomada de decisões baseada em dados em uma escala global”, escreve a Universidade de Glasgow em seu site.
O resultado da premiação do World Changing Alumni Awards será divulgado em fevereiro de 2025. Para mais informações, acesse a página da Universidade de Glasgow.