UFSC homenageia servidores aposentados com celebração especial
Música, dança, poesia, alegrias, conversas e (re)encontros marcaram a homenagem promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aos seus servidores aposentados. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira, 18 de outubro, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis. O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no canal do YouTube do DCEven UFSC.
Esta celebração, em especial, foi bastante significativa para a instituição, pois simbolizou a retomada das cerimônias de aposentadoria após a interrupção no período pandêmico. A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) preparou o evento para receber mais de 300 servidores técnicos e docentes da Universidade que se aposentaram nos anos de 2019 e 2020. Deste grupo, 61 pessoas protagonizaram o momento de integração. A esses homenageados foram distribuídos kits com lembranças e disponibilizado um café no hall do auditório.
Na ocasião estiveram presentes amigos, familiares e ex-colegas dos aposentados, autoridades, pró-reitores, secretários, diretores e representantes do Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (Sintufsc) e do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical).
A mesa de abertura foi composta pelo reitor Irineu Manoel de Souza, pela vice-reitora Joana Célia dos Passos, pela pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Sandra Regina Carrieri de Souza, pelo coordenador de Aposentadoria, Pensões e Exonerações, André Lopes Fialho, e pela coordenadora da Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (Neti-Unapi), Ana Maria Justo.
Na primeira fala, a pró-reitora Sandra salientou a felicidade da Universidade em reunir seus técnicos administrativos e professores, reconhecendo “a valorosa contribuição que cada uma e cada um fez e que ajudou a UFSC a ser o que ela é, um espaço democrático, de troca e de construção de conhecimento, a serviço da sociedade. Esta cerimônia comemora não o fim de um ciclo, mas o início de uma nova etapa”, cercada de muitos desafios e conquistas.
Na sequência, o coordenador André também destacou a importância das pessoas para a instituição. “Este momento é de profundo agradecimento ao que cada um de vocês fez pela nossa Universidade”, onde cada trajetória “ajudou a escrever uma história única e valiosa”, disse. Neste contexto de valorização, André ficou responsável por homenagear a servidora da Prodegesp Ivete Furlan Machado que, dentro da UFSC, desempenha um papel fundamental no acolhimento, assistência e suporte aos aposentados e pensionistas. Sublinhou que o trabalho de Ivete se destaca pela excelência e pelo comprometimento diário, que ultrapassa as responsabilidades convencionais da sua função. “Esta pessoa é uma demonstração de cuidado, paciência e respeito; ela tem a habilidade de transformar os desafios do nosso dia a dia em soluções e de tornar o processo de atendimento (…) mais humano e acolhedor”, reforçou.
A representante do Neti-Unapi, Ana Maria Justo, enfatizou que “a aposentadoria é uma transição significativa não apenas no que diz respeito ao trabalho, mas também como uma etapa em um curso de vida. É um momento de retrospectivas, em que podemos olhar para trás, refletir sobre histórias que construímos, os desafios que vivenciamos, os relacionamentos que cultivamos na instituição”. Esta nova jornada traz a reflexão do processo de envelhecimento, que “não pode ser visto como um estigma, e sim um privilégio”, complementa. Ana Maria lembrou que os aposentados continuam sendo parte essencial da comunidade universitária e os convidou a conhecer e atuar nas atividades do Neti-Unapi. “A presença e participação de vocês são essenciais para nós, tendo em vista que suas vivências podem enriquecer nossas atividades, inspirar outras pessoas e ajudar a continuar construindo o futuro de nossa Universidade.”
A programação cultural da cerimônia foi aberta com música. O Coral Vozes da Ilha, sob a regência do maestro Nilson Aguiar, cantou quatro canções e, ainda, um parabéns a Eddy Frantov, que completa nesta sexta 95 anos. A próxima apresentação artística a preencher o palco com muita cor e alegria foi da Lunah Mariah Cia de Dança, da coreógrafa Luciane Silva.
No encerramento, a vice-reitora Joana e o reitor Irineu deixaram as suas mensagens. Joana reiterou os agradecimentos aos servidores e trouxe um poema de celebração da vida de Mário Quintana, que diz o seguinte: “A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são 6 horas: há tempo… Quando se vê, já é sexta-feira… Quando se vê, passaram 60 anos! Agora, é tarde demais para ser reprovado… E se me dessem um dia, uma outra oportunidade, eu nem olhava o relógio, seguia sempre em frente… e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas”. Por sua vez, Irineu frisou que o comprometimento dos servidores técnicos e docentes da Universidade é um dos segredos do sucesso da nossa instituição, que a faz ser reconhecida no âmbito nacional e internacional. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, as universidades públicas resistiram e permanecem como grande esteio da nossa sociedade. Diante da sua relevância e dos patamares de qualidade alcançados, a gestão da Universidade manterá os esforços na busca pela recomposição e valorização do seu quadro de pessoal.
Para registrar este momento e torná-lo inesquecível, a Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) produziu algumas fotografias:
Confira outros momentos da cerimônia:
Rosiani Bion de Almeida/Coordenadoria de Imprensa/SECOM/GR
Fotos: Andrey Santiago e Ariclenes Patté/Estagiários da Agecom/SECOM/GR