Com homenagem a Salim Miguel, UFSC abre nova edição de festival literário em Florianópolis

14/10/2024 13:52

Segunda edição da Flufsc receberá mais de 40 convidados em três dias de evento. Foto: Andrey Santiago/Agecom/UFSC

O Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus Trindade, em Florianópolis, foi palco da abertura da segunda edição do Festival Literário da Universidade Federal de Santa Catarina (Flufsc) – Travessias Literárias, realizada na manhã desta segunda-feira, 14 de outubro. Com homenagem ao escritor Salim Miguel, o evento realizado pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) contará com uma programação de três dias voltada aos públicos infantil, jovem e adulto, com destaque para a produção recente em literatura e a participação de autores nacionais e estrangeiros.

> Confira a programação completa do Flufsc

Na abertura do Festival, a secretária de Cultura, Arte e Esporte, professora Eliane Dias Debus, destacou que estarão reunidos, nos próximos dias e em diversas atividades, os profissionais da cadeia produtiva do livro: escritores, tradutores, ilustradores, editores, livreiros, entre outros. Serão mais de 40 convidados presentes em mesas temáticas, rodas de conversas, intervenções artísticas, lançamentos de obras e debates. A iniciativa traz ainda estandes de editoras, varais literários, exposições de artes articuladas com a literatura e espaço de encontro entre leitores e escritores.

A cerimônia de abertura contou com a presença da família de Salim Miguel, autor celebrado na edição deste ano. “Com certeza, se aqui estivesse, Salim Miguel estaria muito feliz com a possibilidade de ver sua obra acessível a todos, pois defender a coisa pública, a cultura e a democracia sempre esteve entre as suas prioridades e nas de sua companheira de toda vida, Eglê Malheiros”, disse Sônia Miguel Malheiros, filha do homenageado. Também estava presente a presidente da Academia Catarinense de Letras (ACL), Lélia Pereira da Silva Nunes, professora aposentada da UFSC, que na sua fala ressaltou a biografia do escritor e sua importância para literatura contemporânea catarinense.

A vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos, por sua vez, enfatizou a escolha do tema para esta edição: Travessias Literárias. “Dialoga com as tantas ‘travessias’ que necessitamos fazer, uma vez que travessia implica deslocamento. Deslocamentos de tempo, de paixões, de territórios e geracionais, para podermos mergulhar na arte, na cultura, na literatura. Deslocamentos de verdades e de posições ideológicas, senão não conseguimos mergulhar e ter o ‘respiro’ proporcionado pela literatura e pela poesia”, disse. Além de externar o desejo de que o Flufsc se torne um evento permanente da instituição, a vice-reitora afirmou que, para esta gestão, é um orgulho contribuir para que a Universidade continue “respirando com arte”.

Diretor da EdUFSC, professor Nildo Ouriques, anunciou que será disponibilizada em breve a obra completa de Salim Miguel. Foto: Andrey Santiago/Agecom/UFSC

Ainda na ocasião foi divulgado que a Editora da UFSC (EdUFSC) irá disponibilizar em breve a obra completa de Salim, inclusive com a publicação impressa de quatro títulos e a produção de dois audiolivros. “Para nós é um prazer imenso ter a publicação, em nosso catálogo, das obras desta figura muito importante para a literatura nacional e catarinense”, anunciou o diretor da Editora, professor Nildo Ouriques. Esta é a primeira vez que a obra de Salim Miguel, tanto de literatura quanto de crítico literário, será reunida em um só conjunto, revisada e digitalizada.
No encerramento da cerimônia de abertura, houve a performance da recém-criada Companhia de Dança da UFSC. O grupo também prepara para o mês de dezembro, em comemoração aos 64 da Universidade, uma homenagem à trajetória do escritor.

O Festival Literário foi idealizado para ser um espaço de debate sobre a produção literária contemporânea nos aspectos de sua produção, circulação e recepção, contemplando a vivência com diferentes gêneros literários produzidos por escritores nacionais e internacionais em diálogo com as diferentes artes. O evento promovido pela UFSC permite inscrições do público para participação individual ou de turmas de escolas dos níveis infantil, fundamental e médio. Os interessados podem acessar os formulários de inscrição neste link.

> Acompanhe as atrações do Festival no perfil @secarte.ufsc

Homenagem a Salim Miguel

Salim Miguel em sua casa em Florianópolis no início dos anos 2000. Foto: Paulo Sérgio Miguel/Acervo da família

Na edição de 2024, o Flufsc homenageia o centenário de nascimento de Salim Miguel (1924-2016), escritor, editor, jornalista, roteirista e gestor cultural, grande expoente da literatura brasileira e catarinense contemporânea. Nascido em 30 de janeiro de 1924 em Kfarssouron, no Líbano, Salim chegou ao Brasil aos três anos com sua família. No ano seguinte, mudaram-se para Santa Catarina, onde moraram em São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos e Biguaçu, antes de fixar residência, a partir de 1943, em Florianópolis.

Em 1947, Salim participou da criação do Grupo Sul, movimento artístico responsável por trazer o modernismo a Santa Catarina. Ao longo da carreira, publicou mais de 30 livros, muitos deles premiados, além de escrever para jornais e revistas de todo o Brasil. Destacou-se também como contista, cronista e ensaísta. Entre suas obras mais notáveis estão Nur na Escuridão (1999) e A Voz Submersa (1984). Exerceu ainda o cargo de diretor da Editora da UFSC, entre os anos de 1983 e 1991.

Em 2002, o “líbano-biguaçuense”, como ele gostava de se autodenominar, recebeu o Título de Doutor Honoris Causa, pela UFSC, e o Troféu Juca Pato de intelectual do ano, pela União Brasileira de Escritores. Em 2009 foi agraciado com o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras.

Seu último livro lançado em vida é uma novela policial, intitulado Nós (2015), com referências a alguns dos principais autores do gênero, como Dashiell Hammett, Edgar Allan Poe, James McCain, Lawrence Block, Patricia Highsmith e Raymond Chandler. A obra foi publicada pela Editora da UFSC e está disponível para download gratuito.

Salim foi casado com a também escritora, professora, editora e tradutora Eglê Malheiros de 1952 até 2016, quando o escritor faleceu aos 92 anos em Brasília (DF).

Roda de conversa dá início à programação

Roda de conversa ‘Revisitando Salim Miguel’ teve participação dos professores Regina Dalcastagnè, Luciana Rassier e Godofredo de Oliveira Neto. Foto: Andrey Santiago/Agecom/UFSC

Após a mesa de abertura, as atividades do Festival tiveram início com a roda de conversa Revisitando Salim Miguel, com mediação de Ana Lice Brancher, professora aposentada da Universidade. O encontro destacou marcos importantes da trajetória do escritor. Conforme lembrou Regina Dalcastagnè, nora de Salim e professora titular de literatura brasileira da Universidade de Brasília (UnB), o autor teve uma vida dedicada à escrita, com romances, contos, crônicas, roteiros e críticas literárias. “Salim tinha um estilo muito próprio de contar. Buscava uma aproximação, tanto na estrutura quanto na linguagem, ao processo de funcionamento da memória ou, ao menos, ao modo como o entendemos hoje”, afirmou.

Também participaram da atividade a professora Luciana Rassier, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC, e Godofredo de Oliveira Neto, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Academia Brasileira de Letras. Luciana teve seu primeiro contato com sua obra há 20 anos, quando ainda era professora de uma universidade na França. Hoje é estudiosa e tradutora da obra de Salim Miguel. Godofredo falou sobre a genialidade do escritor, dono de um “estilo que rompe com as limitações impostas pela tradição normativa”, e recordou as inúmeras conversas que tiveram sobre outro grande nome da literatura, o simbolista Cruz e Sousa, destacando ainda trechos dos trabalhos do homenageado.

O Festival Literário da UFSC vai até quarta-feira, 16 de outubro. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo site secarte.ufsc.br, no perfil @secarte.ufsc ou pelo e-mail secarte@contato.ufsc.br.

Maykon Oliveira | maykon.oliveira@ufsc.br
Agência de Comunicação | UFSC

Tags: feiraFestibval LiterárioFlufscII Festival Literário da UFSCSalim MiguelUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina