Projeto da UFSC oferece disciplina ‘As línguas da ciência’ com aulas em inglês para estudantes da UFSC e estrangeiros
Na última terça-feira, 24 de setembro, teve início a primeira edição da disciplina “As línguas da ciência” (The Languages of Science), do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Desenvolvimento do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGBCD/CCB/UFSC). Ministrada em sistema COIL (Collaborative Online International Learning), a disciplina foi criada em parceria com o Projeto Imagine da UFSC. Ela é oferecida em inglês, simultaneamente, a estudantes da UFSC e do Mestrado Euro-Mediterrâneo em Neurociências e Biotecnologia (EMN-online), que envolve um consórcio de universidades da região mediterrânea e é coordenado por três universidades francesas.
Os 14 alunos matriculados nesta edição pioneira são provenientes de 7 países localizados em 3 continentes. Serão discutidos temas como: modelos de comunicação científica, anti-ciência, pseudociência e ciência e democracia. Além das aulas teóricas, equipes mistas com alunos de 2 ou 3 países desenvolverão uma oficina científica, sobre o tema de sua escolha, a ser executada em uma escola pública do país de residência de cada aluno.
Os artigos discutidos em aula estão disponíveis em uma biblioteca virtual, aberta a todos, situada no site da disciplina. Além das 3 estudantes do PPGBCD (das quais uma é de Angola), há 6 mestrandos do Marrocos, 4 da Tunísia, 1 do Egito e 1 da França (natural da Costa do Marfim). Também estão sendo aventadas possibilidades de intercâmbio entre estudantes da UFSC e do EMN-online.
Mais informações no site da disciplina.