Professora de Jornalismo da UFSC recebe prêmio nacional de maturidade acadêmica
A professora Valci Regina Mousquer Zuculoto, do Curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJPR-UFSC), é vencedora do 26º Prêmio Luiz Beltrão, na categoria Maturidade Acadêmica. A premiação é concedida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) ao conjunto da obra de um pesquisador sênior que tenha obtido reconhecimento nacional ou internacional.
A professora irá receber a premiação nesta quarta-feira, 4 de setembro, a partir das 19h30, em cerimônia a ser realizada no Auditório do Bloco 7 da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú (SC), durante o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
O Prêmio Luiz Beltrão é promovido pela Intercom desde 1998 e possui quatro categorias: Maturidade Acadêmica, Liderança Emergente, Instituição Paradigmática e Grupo Inovador. As indicações de candidaturas, primeiramente, são feitas pela comunidade acadêmica das ciências da comunicação (não se restringe apenas aos associados da Intercom), dirigentes e colegiados dos cursos de comunicação (graduação e pós), institutos de pesquisa e outras entidades da área. Entre as candidaturas validadas conforme o regulamento da premiação, a escolha dos vencedores é feita por um colegiado, composto por ex-presidentes da Intercom, pelo atual presidente da entidade e por vencedores de edições anteriores do Prêmio Luiz Beltrão na categoria Maturidade Acadêmica.
Sobre Valci Zuculoto
Valci Zuculoto é professora do Departamento de Jornalismo da UFSC desde 1990. Jornalista graduada pela UFRGS, Mestre e Doutora pela PUC-RS e Pós-Doutora em Comunicação pela UFRJ. Atualmente, também preside a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) e coordena a Rede de Pesquisa em Radiojornalismo (RadioJor) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e a webemissora Rádio Ponto UFSC.
É Conselheira da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), secretária de educação da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e diretora do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC). Na imprensa profissional, atuou na Zero Hora, Rádio Gaúcha, Isto É e O Globo. Também foi diretora da Rádio FM Cultura/Porto Alegre.
Autora de “A programação de rádios públicas brasileiras” e “No ar, a história da notícia de rádio no Brasil”, entre outras publicações sobre rádio e jornalismo em que participou como organizadora e coautora. Entre outras premiações, a professora já recebeu o Prêmio Luiz Beltrão da Intercom em 2017, na categoria Liderança Emergente.
Nesta edição do Prêmio Luiz Beltrão, o vencedor na categoria Liderança Emergente é o professor Álvaro Bufarah Júnior, da Universidade Mackenzie (SP), que realizou seu pós-doutorado no PPGJOR-UFSC em 2020, sob a supervisão da professora Valci Zuculoto. Os outros vencedores do Luiz Beltrão são o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social na categoria Instituição Paradigmática, e o Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Raciais (GEMS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na categoria Grupo Inovador.