Núcleo da UFSC oferece cursos gratuitos sobre cuidados à saúde do homem na atenção primária
O Núcleo do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove cursos gratuitos e virtuais focados em Cuidados à Saúde do Homem na Atenção Primária em Saúde. Esses cursos estão disponíveis na Plataforma UNA-SUS e são autoinstrucionais, ofertados na modalidade de Ensino a Distância (EaD), permitindo que os alunos aprendam no seu próprio ritmo, facilitando o acesso à aprendizagem.
A oferta não tem prazo limitado para inscrição nem horário fixo, sendo totalmente virtual. O público-alvo inclui estudantes de graduação, pós-graduação, docentes, gestores e trabalhadores da área da saúde, além de demais interessados no tema. As inscrições são gratuitas. Os participantes têm direito a certificados, cuja carga horária varia conforme o curso realizado.
Os cursos abordam múltiplos temas relevantes para o cuidado à saúde do homem na Atenção Primária em Saúde:
- A dinâmica da violência no contexto familiar
- Rede de atenção às pessoas em situação de violência por parceiro íntimo
- Atenção a homens e mulheres em situação de violência por parceiro íntimo (2024)
- Políticas públicas no enfrentamento da violência por parceiro íntimo (2024)
O UNA-SUS
O UNA-SUS foi criado em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Coordenado pelo Ministério da Saúde, por meio da atuação conjunta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Sistema conta com uma rede colaborativa formada atualmente por 35 instituições de ensino superior que oferecem cursos a distância gratuitamente.
A UNA-SUS possui mais de 9,5 milhões de matrículas realizadas em mais de 540 cursos ofertados para todo território nacional. As ofertas educacionais cobrem todos os municípios brasileiros, sendo que aproximadamente 50% dos profissionais capacitados são oriundos da Atenção Básica.
Mais informações no site do UNA-SUS.