Estudantes da UFSC vivem experiência de inovação em competição
Uma competição universitária de negócios que explora a criatividade e a inovação mobilizou estudantes da primeira fase do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina ao longo dos últimos meses. A Jornada Level Up, organizada pelos professores Gertrudes Dandolini e Mauro Júnior, permitiu que os acadêmicos demonstrassem soluções inovadoras e apresentassem seus protótipos para uma banca composta por especialistas renomados, em parceria com o Sebrae.
A startup SportSpace foi a grande vencedora, destacando-se com uma plataforma que facilita a organização de partidas esportivas, conectando equipes e jogadores de diversos esportes. A equipe, composta por Arthur Alexandre Schurhaus Hermes Rosa, Pedro Henrique, Enzo Silva, Glauco Ribas, Daniel Viana, Marcelo Nicolazzi e Luciano Santos, conseguiu conectar 84 jogadores, formar sete equipes e organizar o Campeonato Catarinense Legends 2024.
Segundo o professor Mauro, o projeto da Jornada faz parte da disciplina Teoria Geral de Sistemas. A competição tem fases que são vividas dentro do semestre letivo. “A jornada deste semestre acabou, mas começamos uma nova jornada no próximo semestre”, explica o professor. “Sempre trazemos especialistas do mercado para fazer os talks dentro da disciplina e também para compor a Banca Final”, conta.
Também foram premiadas a equipe LiveTrack, com uma solução integrada ao WhatsApp para resolver o problema do desencontro entre compradores e entregadores em pequenas compras, e a startup Bora Lá, que oferece uma plataforma voltada para eventos universitários.
Ao longo da jornada, os 50 estudantes, que formavam dez startups, passaram por diversas etapas, incluindo levantamento de problemas, construção de produto mínimo viável, validação das soluções e análise de viabilidade financeira. O CEO da I. GO for Education, Saulo Rocha, a coordenadora do Sebrae Delas, Marina Barbieri, e a gestora de comunidades e projetos na Acate, Helena Cirimbelli, estiveram presentes como jurados para avaliar as soluções.