Proifes-Federação assinou acordo com o governo federal em 27 de maio

06/06/2024 11:00

A Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação), assinou no dia 27 de maio, em Brasília, um acordo com o governo federal aceitando proposta de reestruturação da carreira docente, que prevê reajuste salarial em 2025 e 2026. O presidente do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc), José Guadalupe Fletes, participou do ato de assinatura. A Apufsc é filiada ao Proifes-Federação.

A assinatura do acordo foi o encaminhamento dado pela diretoria da Apufsc após uma votação eletrônica sobre a proposta apresentada pelo governo federal. A votação foi realizada entre os dias 21 e 24 de maio e teve a participação de 1.505 filiados, sendo que 767 votaram pela aceitação da proposta do governo e 717 votaram contra, conforme notícia veiculada no site da Apufsc.

Com a votação, a entidade sindical informou que a greve dos docentes da UFSC, iniciada em 7 de maio, estava encerrada. De acordo com a Apufsc, ela é o único ente sindical representativo dos docentes nas universidades federais de Santa Catarina.

Tags: ApufscUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina