UFSC busca 30 pacientes com diabetes tipo 2 para estudo sobre treinamento físico

14/05/2024 15:41

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) busca 30 pacientes para participarem de um projeto com exercícios aquáticos e terrestres para pessoas com diabetes tipo 2 realizado sob coordenação do professor do Centro de Desportos, Rodrigo Sudatti Delevatti, e pela pesquisadora Ingrid Wolin. Atualmente, há 30 pacientes em atendimento como parte da pesquisa Treinamento físico em diferentes meios, aquático e terrestre, no controle do diabetes tipo 2. O projeto ocorre no CDS, à tarde e à noite, às segundas, quartas e sextas. Interessados podem entrar em contato: (48) 9 9654-2483 ou pelo e-mail aledufsc@gmail.com.

O estudo tem o objetivo de comparar os efeitos do treinamento físico combinado (aeróbico e força) em meio aquático e terrestre no perfil glicêmico, lipídico, na inflamação sistêmica, em desfechos cardiovasculares, funcionais, na composição corporal, na saúde mental, cognitiva, qualidade do sono e qualidade de vida de pacientes com diabetes tipo 2.

Adultos e idosos de ambos os sexos, com idade entre 45 e 80 anos, estão entre o público-alvo. O período de intervenção compreende 24 semanas. Os participantes serão alocados em dois grupos (grupo de treinamento combinado no meio aquático ou grupo de treinamento combinado no meio terrestre) e realizarão o treinamento combinado três vezes por semana, em dias alternados, em meio aquático ou terrestre.

Antes, durante e após as 24 semanas de treinamento, serão realizadas análises bioquímicas, avaliações da composição corporal, de capacidade funcional, e a aplicação de questionários para avaliar saúde mental, cognitiva, qualidade do sono e qualidade de vida. Também serão coletados ao longo das 24 semanas dados de carga de treinamento e medidas agudas de glicemia capilar e pressão arterial. Os resultados obtidos poderão fornecer subsídios para a elaboração de estratégias de intervenção que auxiliem na otimização do manejo do diabetes tipo 2.

Tags: aquático e terrestreCDScentro de desportosdiabetes tipo 2ensaio clínico randomizadotreinamento físicoTreinamento físico em diferentes meios