Nota de pesar: falece Kahio Tibério Mazon, professor do Departamento de Física

16/04/2024 10:04

Professor Kahio Tibério Mazon

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor Kahio Tibério Mazon, aos 53 anos, ocorrido na segunda-feira, 15 de abril. Kahio era docente do Departamento de Física, no Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), desde 2010, e marido professora Marcia da Silva Mazon, do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC.

A relação do professor com a Universidade começou ainda na graduação: se formou em Física, em 1995. Também cursou o mestrado na UFSC, tendo obtido o título em 1997. Já o doutorado em Física foi concluído em 2001, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Na currículo, o professor fez contribuições significativas para o campo da Física molecular e Teoria de espalhamento de elétrons e pósitrons por moléculas.

O Departamento de Física da UFSC emitiu nota em que destaca a trajetória do docente para além da sala de aula: “Além de seu notável trabalho acadêmico, o professor Kahio era reconhecido por sua dedicação aos alunos, frequentemente homenageado em cerimônias de formatura, e aos colegas, sempre compartilhando conhecimento e inspirando aqueles ao seu redor. Sua falta será profundamente sentida em nosso departamento. Neste momento de luto, estendemos nossas sinceras condolências à família, amigos e colegas do professor Kahio Tibério Mazon. Que seu legado e suas contribuições para a ciência e nossa comunidade acadêmica sejam lembrados e honrados eternamente”.

O velório está sendo realizado na manhã desta terça-feira, 16 de abril, até o meio-dia, no cemitério Santa Catarina, no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

A Universidade e sua comunidade, em luto, presta suas homenagens ao professor Kahio Mazon e solidariza-se com sua família e seus amigos.

Tags: departamento de FísicaNota de pesarUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina