Inscrições abertas para processo seletivo em Especialização Residência em Arquitetura e Urbanismo

02/02/2024 13:35

Comunidade Frei Damião será o primeiro foco de atuação da Residência em Arquitetura e Urbanismo da UFSC. (Foto: Jornal Palhocense)

O Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC promovem a Especialização Residência em Arquitetura e Urbanismo com inscrições abertas de 1º a 7 de fevereiro. O curso é gratuito e oferece 25 vagas para profissionais graduados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Sanitária Ambiental e Geografia. O ensino e prática serão voltados para a atuação em assessoria técnica de projetos de habitações de interesse social, tendo como foco a qualificação das moradias associada à regularização fundiária, a provisão de infraestruturas, espaços livres e equipamentos coletivos.

A Residência terá, em seu primeiro ciclo, o foco de atuação na comunidade Frei Damião, em Palhoça. Espera-se junto com os moradores e entidades locais, desencadear um efeito sistêmico sobre o território de atuação, possibilitando a criação de espaços catalisadores de melhorias ambientais, urbanísticas e habitacionais, mas também de oportunidades de geração de emprego, renda e emancipação comunitária.

O curso tem ainda como objetivos o fomento à articulação entre ensino-pesquisa-extensão, integrando a graduação e a pós-graduação, atendendo demandas específicas da sociedade e aumentando o vínculo entre instituição de ensino e comunidade, e o desenvolvimento de uma atuação profissional crítica em territórios populares, visando a formação de quadros técnicos nas diferentes instituições envolvidas.

As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário online.  Todas as informações estão disponíveis no edital. São ofertadas 25 vagas, na modalidade presencial, sendo 20% destas vagas destinadas a estudantes negros (pretos e pardos) e indígenas e 8% para pessoas com deficiência e para aquelas pertencentes a outras categorias de vulnerabilidade social. Os candidatos que concorrem às vagas de ações afirmativas devem estar atentos às informações contidas no edital a respeito da comprovação de sua condição. Não havendo candidatos vinculados às ações afirmativas e de diversidade, as vagas serão preenchidas pelos demais candidatos, na ordem de sua classificação.

Devido às características do curso, os candidatos com formação em Arquitetura e Urbanismo serão considerados público prioritário, ocupando preferencialmente 19 vagas, sendo as demais seis vagas ocupadas por graduados em Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental e Geografia. Em caso de não haver candidatos selecionados em número suficiente para o preenchimento das vagas por área de formação, as vagas remanescentes serão preenchidas de acordo com a classificação dos candidatos, independente de sua área de formação.

O resultado da pré-seleção e o cronograma de entrevistas com candidatos serão divulgados na página do curso. O resultado final da seleção será divulgado em 27 de fevereiro e os selecionados irão ingressar no curso em 8 de março.

Mais informações podem ser acessadas no site, e-mail esp-athis@contato.ufsc.br, ou junto à Secretaria, pelos telefones  (48) 3721-7759 e 3721-9797 (também com atendimento via WhatsApp).

Tags: Arquitetura e UrbanismoComunidade Frei DamiãoCTCResidência em Arquitetura e UrbanismoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina