UFSC lança Guia de Enfrentamento ao Racismo Institucional

01/12/2023 09:56

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) lança o Guia de Enfrentamento ao Racismo Institucional. O objetivo da publicação é  fornecer subsídios de enfrentamento e eliminar o racismo nos espaços institucionais. A cartilha é um dos instrumentos previstos na da Resolução Normativa Nº 175/2022/CUn, a Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional, vigente há um ano.

A publicação oferece um glossário com a definição de termos como racismo, antirracismo, branquitude, xenofobia, equidade, entre outros. Além disso, detalha os comportamentos que podem ser considerados racistas e diferencia os tipos de racismo existentes na sociedade e em ambientes institucionais como a UFSC. O Guia também dispõe de uma série de ações de combate ao racismo, além de fornecer informações sobre como proceder diante de um caso de racismo e as possibilidades de acolhimento às vítimas.

>> Acesse o Guia de Enfrentamento ao Racismo Institucional (em PDF)

Uma campanha de conscientização utilizando termos do glossário disponível no Guia está sendo veiculada desde 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, no perfil da UFSC no Instagram. As peças buscam educar sobre desigualdade racial e racismo.

Lançamento

A cartilha foi distribuída no evento de encerramento do Novembro Negro UFSC, no dia 30 de novembro, na UFSC em Florianópolis. Durante o evento, a Proafe e a Administração Central apresentaram como a Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional avançou após o primeiro ano de sua implementação. A vice-reitora Joana Célia dos Passos também apresentou a Cátedra Antonieta de Barros: educação para a igualdade racial e combate ao racismo, aprovada pela Unesco, no último 15 de outubro.

“Não se faz políticas como as de Enfrentamento ao Racismo só com documento, se faz com ações. Vivemos ainda em uma instituição que manifesta práticas racistas e que precisa superar essas manifestações para poder ser de fato uma universidade com a cara da sociedade brasileira”, disse a vice-reitora durante o evento.

A equipe da Coordenadoria de Relações Étnico-raciais (Coema) da Proafe apresentou as ações desenvolvidas no primeiro ano de monitoramento da Política e, também, um primeiro diagnóstico do racismo institucional. A apresentação completa está disponível na transmissão do evento no YouTube.

A TV UFSC produziu uma reportagem sobre o evento, veja abaixo: