Estudo liderado por professora da UFSC faz revisão sobre importância do mergulho na ciência do Brasil

18/12/2023 08:41

O Grupo de Trabalho Mergulho Científico, do qual a UFSC faz parte e que inclui pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), ligada ao Ministério da Defesa, lançou um estudo que representa a primeira revisão sobre a dimensão e importância do uso de mergulho na ciência do Brasil.

O estudo “Scientific diving in Brazil: history, present and perspectives, teve a participação de vários cientistas, colaboradores e mergulhadores de 26 instituições de diferentes regiões do Brasil e do exterior. A publicação é liderada pela professora Tatiana Leite e conta com a participação da professora Bárbara Segal, ambas do Departamento de Ecologia e Zoologia e do professor Áthila Bertoncini do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e da estudante Julia Sestokas. Todos são pesquisadores ligados ao do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Entre os temas abordados, o artigo traz fatos históricos no desenvolvimento  do mergulho científico no país, como ele evoluiu, uma revisão do uso dos métodos de estudos subaquáticos em diversas áreas da ciência, que vai desde estudos biológicos, até estudos em cavernas e arqueologia subaquática. Por fim, foi discutida a perspectiva do desenvolvimento dessa atividade no Brasil, o ensino e formação de novos pesquisadores com essa habilidade, a necessidade de reconhecimento, regulamentação e investimento no mergulho científico no país, além de importantes questões relativas à segurança na atividade.

O estudo pode ser acessado, em inglês, através do link.

Tags: Áthila BertonciniBárbara SegalCCBCentro de Ciências BiológicasTatiana LeiteUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina