Show gratuito celebra lançamento do livro ‘Da Bossa Nova ao Iê iê iê’
O Grupo de Estudos da Canção da Universidade Federal de Santa Catarina (Gecan/UFSC) promove um show de lançamento do livro Da Bossa Nova ao Iê iê iê: a segunda metade do século XX na próxima terça-feira, 5 de dezembro, às 19h30, na Igrejinha da UFSC (Rua Des. Vítor Lima, 117, Trindade, Florianópolis). O professor e músico Marcos Baltar, o pesquisador e músico David Cardona, a cantora Kátia Diniz e convidados apresentarão sucessos dos grandes compositores brasileiros contemplados na obra, como Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Caetano Veloso e Roberto Carlos. O evento é gratuito, e os organizadores orientam que o público chegue antecipadamente, a partir das 18h30, para garantir lugares. A apresentação estava marcada para o dia 28 de novembro, mas foi cancelada em virtude das chuvas.
O Gecan é vinculado ao Núcleo de Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC. O livro é o segundo da série Oficina da Canção e destina-se a amantes e pesquisadores da Música Popular Brasileira e da área de linguagem, a professores de educação básica que trabalham com o gênero canção na escola e em outros ambientes educativos e a estudantes universitários de cursos de Letras, Linguística, Música e áreas afins. Os autores são Marcos Baltar, Katia Diniz, Tayná Andrade, Roberto Baron, Camila Fraga e David Cardona.
O primeiro livro lançado pelo Gecan, Oficina da Canção: do maxixe ao samba-canção, apresentou contexto educativo e cultural da obra musical fundadora do cancioneiro brasileiro moderno, produzida após as primeiras gravações da Casa Edison, no Rio de Janeiro, no início dos anos 1900, para gramofone, passando pela era do rádio, até o final dos anos 1950, meados do século XX.
O segundo livro, dando continuidade a essa história da canção brasileira, inicia com a transição entre o samba-canção e a bossa nova, com a obra de Maysa no final da década de 1950. Passa por um período muito importante da música brasileira, em que ocorreram movimentos musicais decisivos para história da música popular mundial, tais como a Bossa Nova, a Tropicália, as Músicas dos Festivais, a MPB e o Iê Iê Iê (Jovem Guarda), e vai até o final dos anos 1960, iniciando a segunda metade do século XX.
Eventos UFSC
Arquivo de notícias
Contatos
A Agência de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina é o setor responsável pela atualização de notícias no site da UFSC.
Para solicitar uma divulgação no site, ou falar com o setor, acesse
o site da Agecom.
Atendimento à Imprensa:
WhatsApp: (48) 3721-9602