Game sobre educação midiática produzido pela UFSC se destaca por ensinar e divertir
Com um conjunto de games online, abertos ao grande público, de forma gratuita, tanto em seu formato digital como no formato print and play para jogos de cartas e tabuleiros, o grupo de pesquisa EDUMIDIA – Educação, Comunicação e Mídia, do Centro de Ciências da Educação, forma, informa e diverte estudantes de licenciatura e professores de modo geral, desde 2015, quando começou a ser produzido. Recentemente, o Game Comenius 3 chegou a ser finalista no Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
Para a professora Dulce Márcia Cruz, coordenadora do projeto, o fato de o grupo ter chegado longe em um evento da área de informática já foi uma vitória, considerando que a atividade está ligada ao departamento de Metodologia de Ensino e o evento é para profissionais de informática. O grupo da UFSC foi um dos finalistas na categoria produto com um dos módulos desenvolvidos numa iniciativa que começou em 2015.
Neste módulo 3, segundo Dulce, o jogo educativo é pensado para promover a diversificação de recursos e práticas didáticas incentivando o uso de diferentes mídias digitais, integradas ao planejamento da aula. A ideia é incentivar metodologias ativas: aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em projetos.
“No Centro de Ciências da Educação da UFSC, o Game Comenius tem sido jogado em disciplinas da graduação, a cada semestre. No total, de 2015 a 2023, mais de 200 estudantes de graduação jogaram os protótipos e jogos prontos. No ensino à distância, os diversos formatos foram jogados por cerca de 90 estudantes da Licenciatura em Filosofia”, comenta. O game também é acessado na pós-graduação, em eventos de extensão e em diferentes cursos promovidos dentro e fora da UFSC.
Jogo de didática
O Game Comenius é um jogo de didática que busca incentivar a inclusão das mídias na prática pedagógica. As gerações de mídias são a base do jogo e desafiam os jogadores a pensar, escolher e executar o planejamento de suas aulas, distribuídas por suas características e potencial educativo, fases ou gerações.
Uma heroína chamada Lurdinha, uma normalista dos anos 1960, aceita o convite do pai da Didática, Comenius, para viajar no tempo e responder ao desafio de aprender a tornar as aulas mais significativas incorporando as mídias em seu planejamento didático. Para ajudar a Lurdinha a alcançar esse objetivo, o jogador precisa planejar missões, responder a variados quizzes de diversos conteúdos e ter contato com as teorias, os teóricos e as metodologias da educação. O jogador do game é desafiado a escolher como vai planejar e ministrar suas missões (aulas), testando seus elementos componentes.
Dulce explica que o projeto tem a proposta de fazer a educação midiática, tanto com formação inicial, como com formação continuada. Disciplinas, cursos e oficinas em diversos espaços e formatos, de modo presencial e online, buscam alcançar o maior número possível de pessoas para serem usuários da plataforma.