Estudantes do Colégio de Aplicação apresentam propostas para problemas urbanos
As turmas de 1º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentam nas próximas quinta e sexta-feira, 16 e 17 de novembro, os resultados do projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica, com pesquisas e propostas de soluções para problemas urbanos de Florianópolis, em seminário no Plenarinho da Câmara Municipal. Aberta a todo o público, a atividade ocorre das 15h às 18h, na Rua Anita Garibaldi, 35, Centro.
Sob coordenação do professor de Geografia Marcio Marchi, os estudantes são orientados a desenvolver estudos sobre bairros de Florianópolis, utilizando metodologia de iniciação científica e de estudo do meio, com realização de entrevistas com representantes públicos e da sociedade civil e aplicação de questionários com moradores. São levantados problemas e potencialidades para elaborar propostas de soluções para as principais questões urbanas.
Neste ano, são 14 bairros estudados: Barra da Lagoa, Costeira do Pirajubaé, Rio Tavares, Córrego Grande, Armação do Pântano do Sul, Jurerê, Pantanal, Centro, Lagoa da Conceição, Sambaqui, Campeche, Ingleses, Costa da Lagoa e Coqueiros. Os alunos pesquisam temas como acessibilidade, resíduos sólidos, poluição ambiental, saneamento básico, mobilidade urbana, sistema de drenagem, saúde, educação, infraestrutura urbana, espaços públicos e moradia.
O projeto tem o objetivo de desenvolver as capacidades de análise da realidade socioambiental da cidade e de propor intervenções ou soluções para problemas urbanos. Também busca estimular a reflexão sobre ações públicas e privadas na formação e na organização da cidade e identificar modelos de ocupação e suas consequências socioespaciais.